TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinariedade e Transvesalidade

Por:   •  23/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

*Algumas observações: O texto mandado sem as marcações em vermelho é para o uso no trabalho escrito. Caso seja necessária uma separação em tópicos para o Power point, só pedir que te mando e te ajudo de forma mais resumida, e não fique textos muito extensos nos slides. E este texto com marcações em vermelho é para que vocês fiquem mais integrados sobre o assunto, com alguns exemplos e anotações que serão ditas na hora da apresentação.

FOLHA DA EXPLICAÇÃO:

A Interdisciplinaridade e a Transversalidade são partes de um movimento que aparecem em contraposição ao jeito de organizar o pensamento. Surgiu no século XXII. Essa fragmentação e especialização da ciência têm como um dos primeiros formuladores dessa maneira de pensar o Filósofo René Descartes.

     

Essa fragmentação de temas surge como a transversalidade, que é a busca de temas que atravessassem transversalmente todas as disciplinas que estiverem interligadas. (Ex. questões sobre valores, que é algo que corta todas as disciplinas, e não é uma matéria única na escola de educação básica).

A interdisciplinaridade surgiu como um chamado para que as disciplinas n mudassem seus objetos, mas que houvesse relações mais fortes entre as disciplinas. (Surgindo mais interesse entre os alunos, não só por aquilo que era estudado na hora, mas sobre tudo que estivesse interligado no assunto).

Atitudes de cooperação e cidadania, temas de saúde e meio ambiente, também podem ser estudados de maneira transversal.

Um exemplo: Estudar sobre um rio. Uma professora de química, um de geografia, e outra de língua portuguesa... As disciplinas podem ser integradas, para um termo específico que n esteja no currículo escolar, possa ser estudado em conjunto.

Abrangendo a partir desse foco, pensamentos, discussões, argumentações, estudos regionais, formação dos recursos naturais, tratamentos químicos...

Um estudo mais aprofundado, amplo e global. Aulas mais dinâmicas, e que se interligam, por haver todo um ciclo, para o entendimento de todas as disciplinas. Facilitando o aprendizado, aprendendo de uma forma diferente, adquirindo melhor o conhecimento, e podendo usar ele em nosso dia a dia.

Afinal, vamos para escola para aprender a ler, não só ler, mas a ler o mundo. É preciso que na escola haja essa ponte do indisciplinar e o transdisciplinar. Tendo assim que juntar métodos contextualizados e alternativos para ter uma visão mais ampla, para ir vendo os efeitos em outras áreas de conhecimento.

A inter-relação entre as disciplinas possibilita de forma mais rica a transversalidade, ir além das disciplinas, o conhecimento totalmente disciplinar, é coisa para especialista. (Ex. estudar matemática como um fim, é coisa pra quem vai ser matemático. Já para um cidadão, a matemática é um meio pra ir além).

Nosso sistema de educação é um sistema que ensina a separar as coisas, as disciplinas, a separar o homem da natureza, a separar todos. Não ensina a religar. Reformar o pensamento é religar para enfrentar os desafios, que são globais e multidimensionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com