TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIEDADE NA ESCOLA

Artigos Científicos: INTERDISCIPLINARIEDADE NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

INTERDISCIPLINARIEDADE NA ESCOLA

1- INTRODUÇÃO:

A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar (aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas). A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas actividades de forma isolada, dispersa ou fraccionada.

Interdisciplinaridade não se reduz ao sistema de conhecimentos, inclui, além de um sistema de hábitos, habilidades e capacidades que devem ser conseguidas como resultado do processo docente educativo.

A Interdisciplinaridade é assumida como uma estratégia de ensino e aprendizagem que prepara os estudantes para realizar transferências de conteúdos que lhes permitam solucionar holisticamente os problemas que enfrentarão no futuro do seu desempenho profissional.

A Interdisciplinaridade deve ser vista como um processo que permite solucionar conflitos, comunicar-se, avaliar aportes, integrar dados, definir problemas, determinar todo o necessário do supérfluo, procurar marcos de integração e interatuar com fatos. Interatuar na solução de conflitos e complementar informações. A importância da Interdisciplinaridade aparece com o próprio desenvolvimento técnico cientifico que resultou no aparecimento de múltiplos ramos científicos. Graças a Interdisciplinaridade, os objetos de estudo são abordados de modo integral e se promove o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos para a solução de problemas.

Trabalhando com interdisciplinariedade na escola, temos que saber que: interdisciplinariedade é aquilo que se realiza com cooperação de várias disciplinas, interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa. Trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação.

2- DESENVOLVIMENTO

Propostas interdiciplinares:

1° TEMA - A familia no ambiente escolar:

JUSTIFICATIVA: O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar. O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS: Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

DESENVOLVIMENTO: Conversação; Filmes; Cantigas de roda Histórias; Músicas; Contos; Passeio na casa dos alunos; Promover jogos; Piquenique; Conversação sobre a família; Origem do nome; Álbum do nome; Pesquisa da família montando a árvore analógica; Trazer fotografias da família.

2° TEMA – Brincadeira do balão:

Pensei em um projeto com brincadeiras com balões, por ser muito divertido. O simples fato de enchê-los atividade que, para muitos adultos , é aborrecimento para a criançada é diversão. O uso de balões em sala de aula é uma excelente oportunidade para o professor transmitir, de maneira lúdica, conteúdo de várias disciplinas, como Educação Física, Matemática e Ciências. Vai ser trabalhado o condicionamento físico da criança , no momento em que ela estiver enchendo os balões. Ciências , falando sobre o ar que esta sendo usado para encher os balões, encher os pulmões de ar e soltar. Matemática, quantos balões estão cheios , quantos ainda faltam encher, falar sobre as cores , tem muito a ser explorado. Mas isto não significa trabalho além do previsto no currículo. A abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que seriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com