TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinariedade

Por:   •  23/5/2015  •  Monografia  •  4.068 Palavras (17 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

Essa pesquisa apresenta uma análise sobre a interdisciplinaridade e sua utilização na educação, mas com enfoque no ensino fundamental, principalmente em relação às séries iniciais.

Sabe-se que na rotina educacional ocorreram muitas mudanças com o passar dos anos e os avanços proporcionaram novas formas de comunicação, assim foi imprescindível que a instituição escolar se preparasse para transmitir à criança um ensino mais ágil e eficiente diante da rapidez que permeia o desenvolvimento da sociedade, mesmo porque em virtude da globalização foi necessário que a educação passasse por uma reformulação.

Nas últimas décadas essas transformações introduziram uma reflexão sobre a verdadeira necessidade de avanços no campo educacional, pois há alunos que apresentam muitas dificuldades de aprendizado, alguns não conseguem fixar as disciplinas o que prejudica o seu rendimento escolar.

Nessa questão, pretende-se discutir o tema e quais são ações voltadas para que a educação possa seguir com abordagens que proporcionem mais conhecimento ao aluno e contribuam para enriquecer o seu processo educacional.

Dessa forma, a educação atualmente exige certas demandas, tais como aplicar novos recursos, novas técnicas e novas metodologias para que a escola possa realmente preparar a criança para a sociedade atual.

O tema central dessa pesquisa trata da interdisciplinaridade que surgiu por volta de 1937 como mecanismo de criar uma conexão entre várias disciplinas com vistas ao benefício do aprendizado.

Na interdisciplinaridade várias disciplinas se interligam entre si, e através dela o professor tem a oportunidade de melhor observar como uma disciplina pode auxiliar na compreensão da outra.

Busca-se com a sua aplicação, disponibilizar um conhecimento cada vez maior e mais abrangente de modo a dar ênfase a novos métodos pedagógicos que auxiliem o aprendizado na sala de aula o desenvolvimento da criança, ou seja, através da interdisciplinaridade busca-se fazer uma abordagem mais ampla.

Por meio do estudo desta teoria educacional pode-se perceber a importância das formas de aplicação tão relevantes ao aprendizado dos alunos. Entende-se assim que, no campo educacional a interdisciplinaridade abrange uma determinada manifestação, que pode ser usada como uma prática de várias ciencias que podem ser aplicadas simultaneamente.

Na interdisciplinaridade busca se estudar determinado tema com o auxilio de outras disciplinas curriculares que trabalham conjuntamente auxiliando na apropriação do conteúdo pelo aluno, de maneira realmente eficaz.

Nas escolas brasileiras, ela está presente nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) onde é considerada uma técnica relevante e coerente com a questão e enfatiza que a interdisciplinaridade favorece a concepção dos fatos que acontecem no transcurso do ensino, ou seja, naquele momento onde as mais variadas formas de linguagem e comunicação são utilizadas para construir o conhecimento necessário. (BRASIL, 1999).

Como justificativa pode ser destacado que é essencial para o professor conhecer as questões envolvendo o tema na seara educacional, como instrumento apto a transmitir esse conhecimento aos alunos, já nas séries iniciais do saber cognitivo, de forma a incentivar o educando e a edificar as afinidades existentes entre os diferentes conteúdos presentes nas variadas disciplinas da grade curricular, possibilitando assim mais comprometimento, não só da parte do educador, mas também da parte do aluno.

Outro fator importante diz respeito a entender em quais situações as disciplinas abordadas em determinada faixa etária podem se interligar com outras e atuar de forma a obter maior compreensão sobre a mesma e seus temas mais relevantes. Compreender o contexto histórico que deu origem o tema e como a sua aplicação pode auxiliar na compreensão das disciplinas abordadas e como a interdisciplinaridade torna possível proporcionar ao aluno maior conhecimento através de sua prática.

A educação necessita de formas mais concretas e eficazes de aprendizagem desde as séries iniciais e, a ciência de cada disciplina curricular, bem como sua compreensão pode auxiliar no conhecimento e entendimento de outras, cujos temas estejam conectados. Subentende se que as ciências foram repartidas em muitas disciplinas, tornando possível que a interdisciplinaridade restaure o diálogo entre elas.

Porém, é exatamente nessa afirmativa que se investiga a importância da interdisciplinaridade e como essa prática pode ser proveitosa em âmbito educacional. Dentre os objetivos, pretende-se de forma geral apresentar um levantamento bibliográfico sobre a origem e a importância da interdisciplinaridade, bem como as suas principais características até os dias atuais.

Também faz parte dos objetivos pontuar a questão da interdisciplinaridade e como esse tema influencia as metodologias aplicadas nas práticas educacionais, bem como enfocar a dificuldade da ação interdisciplinar na ação do docente contemporâneo e conscientizar da importância da ação interdisciplinar nas series iniciais.

Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica, descritiva e explicativa através da utilização de obras literárias de diversos autores, principalmente Ivani Fazenda e Hilton Japiassu, dentre outros renomados autores, que desenvolveram pesquisas e estudos relevantes sobre a interdisciplinaridade com foco na história evolução do tema, o desafio enfrentados pelos professores nas séries iniciais e as experiências e práticas interdisciplinares no 5º ano.

2 A INTERDISCPLINARIDADE NAS SÉRIES INICIAIS

De certa forma é plenamente possível afirmar que ensinar exige determinada complexidade, logo não é tarefa das mais fáceis, principalmente na contemporaneidade, com a chamada globalização, onde as informações são recebidas e transmitidas rapidamente de todas as partes do mundo. Isso torna inevitável a saturação e, até mesmo, o desinteresse pelo significado do saber científico e conhecimento.

Os reflexos produzidos por essa gama de informações influenciam na motivação do educador em ensinar e dos educandos em aprender e. Tanto é assim, que não raras vezes, essa aprendizagem acaba acontecendo mecanicamente, fazendo com que os alunos não percebam a relação existente entre o conteúdo visualizado em sala e sua aplicabilidade em situações cotidianas. Essa mecanicidade do ensino gera um grande desinteresse pela aprendizagem por parte dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com