TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS

Pesquisas Acadêmicas: JOGOS. Pesquise 792.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

CONSTRUÇÃO DA PALAVRA

“QUAL É O BICHO?”

OBJETIVO: explorar a construção de palavras, enfatizando a figura e as letras correspondentes.

MATERIAL: Cartelas com figuras de animais com o nome correspondente, cortadas de acordo com o número de letras que compõe a palavra.

PROCEDIMENTO: Embaralhe as cartas, e coloque sobre a mesa com os desenhos voltados para baixo. Peça que a criança escolha uma cor e separe as fichas de acordo com a cor da borda. Coloque as partes que compõe a figura voltada para cima, e comesse a montar a ficha. A criança pode montar o animal a partir da figura, ou a partir das letras que compõe a palavra. Vence o jogo quem primeiro compuser todas as figuras de seus animais.

VARIANTE: Para as crianças pequenas o professor pode oferecer fichas menores contendo as figuras com o nome dos animais, para que a criança conheça seus nomes e suas ilustrações.

PRODUÇÃO TEXTUAL

“HISTÓRIA BAGUNÇADA”

OBJETIVO: explorar a leitura e a interpretação de textos

MATERIAL:

• Fichas contendo trechos de uma história.

PROCEDIMENTOS: as fichas serão dispostas para os alunos separadas por cores, onde cada cor corresponderá a uma frase. As palavras estarão misturadas, onde os alunos terão que reordenar a escrita das mesmas e montar a história.

CONSTRUÇÃO DA PALAVRA

“QUAL É O NOME?”

OBJETIVO: explorar a construção de palavras, enfatizando as letras correspondentes.

MATERIAL:

• Tabuleiro contendo gravuras;

• Alfabeto móvel.

PROCEDIMENTOS: O alfabeto móvel ficará disposto na mesa, cada aluno receberá uma cartela com três gravuras onde deverão construir o nome de acordo com as figuras correspondentes.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

“CRIANDO PALAVRAS”

OBJETIVO:

• Explorar o valor sonoro posicional das letras;

• Compreender a possibilidade de construção de palavras a partir da omissão e inclusão de letras.

MATERIAL:

• Fichas contendo palavras;

• Consoantes do alfabeto.

PROCEDIMENTOS: A turma será dividida em grupos com níveis de aprendizagem diferenciados, a cada rodada um aluno será o representante do grupo, assim possibilitando a participação de todos os integrantes. O educador mostra uma placa com a palavra, e mostra também as consoantes.

O representante do grupo deve transformá-la no maior numero de palavras possíveis. O restante do grupo pode auxiliar o representante, no sentido de ajuda-lo a elaborar a resposta. A atividade finaliza quando todos os alunos tiverem completado a atividade, o grupo que fazer o maior número de palavras, será o vencedor.

VARIANTE: Em outro momento essas atividades podem ser trabalhadas utilizando à escrita, para trabalhar a capacidade de relacionar o fonema com o grafema. EX: Trocar a utilização do R por L, M, N.

CONSTRUÇÃO DA PALAVRA

“QUAL É O NOME?”

OBJETIVO: explorar a construção de palavras, enfatizando as sílabas correspondentes.

MATERIAL:

• fichas contendo gravuras;

• fichas contendo sílabas correspondente as figuras;

• tabuleiro

• dado de números.

PROCEDIMENTOS: as fichas contendo as sílabas ficarão dispostas na mesa. Cada aluno receberá três gravuras onde deve coloca-las no tabuleiro no local correspondente ao número de sílabas. A seguir joga o dado, e pega o número correspondente de sílabas, de acordo com suas figuras, quem preencher corretamente todas as palavras relacionadas às figuras escolhidas, será o vencedor.

VARIANTE: Ao término da atividade os alunos farão o registro dos nomes obtidos, destacando a quantidade de letras das palavras.

• Para alunos que se encontram na hipótese silábica pode ser oferecido alfabeto móvel para que os mesmos construam o nome das figuras, de acordo com o que acredite que a escrita represente.

USOS E FUNÇÕES DA LINGUA

“OLHA O GÊNERO”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com