TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO

Artigo: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CURSO SERVIÇO SOCIAL – 1º SEMESTRE

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Ana Luiza Brito RA 6760493420

Carina dos Santos Xavier RA 6546303201

Creusa Rodrigues Uzeda RA 665408833

Fabiana Maria da Silva RA 6751367795

Edjane Alves Batista RA 7118514117

Rita de C da Silva Rodrigues RA 7303557870

Tutora a Distancia: Norma Jornada

São Paulo- Brasil

12 de Junho de 2013

INTRODUÇÃO

Esse relatório tem como finalidade a compreensão do conceito de leitura, texto e sentido por meio da concepção de leitura, em que os sentidos do texto são construídos dialogicamente entre autor, texto e leitor; Reconhecer o dialogo do texto, evidenciando fatores de compreensão da leitura. Analisar gêneros textuais diversos com competência e habilidade, considerando se todas as possibilidades ofertadas pelos fatores de coerência textual.

Desenvolver competência e habilidades de dominar conteúdos básicos que são objetos de aprendizagens nos níveis fundamental e médio.

Conhecer as mudanças ortográficas da língua Portuguesa, elaborar diferentes tipos de textos, e gêneros textuais.

Reflexões sobre concepção e estratégia de leitura e leitura e Produção de Sentidos.

A concepção de leitura é estabelecer significados, é traduzir idéias, a leitura é um método o ao qual se compreende a linguagem escrita e adquirir conhecimentos.

É uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção de sujeito, de língua, e texto e de sentido. Quando o foco é o autor representa o pensamento, onde o autor constrói uma passagem, uma historia, onde ele é senhor e sua vontade e suas ações cabem ao leitor o reconhecimento das intenções do autor de construir um perfil mental para captação de sentidos de entendimento do texto.

Assim entendemos como atividade de compreensão das idéias do autor.

Quando o leitor foca no texto cabe-lhe o reconhecimento dos sentidos das palavras do texto, a produção do texto tanto na concepção foco no texto.   

Para isso existem as estratégias de leitura. Qualquer ato de leitura tem algum objetivo, desde a leitura de uma revista até a bíblia, pois cada um tem um entendimento. Muitas vezes, a primeira dificuldade enfrentada por nós é a falta de clareza do sentido da leitura.

Para que haja interesse de leitura existem as estratégias.

Há varias formas que podem ser usadas para facilitar a concepção do leitor.

Alguns exemplos de leitura que podem estimular o interesse:

- Leitura em voz alta,

- Visualizar, criar imagens mentais,

- Auto questionamento,

- Resumos, etc...

Na leitura e produção de sentido o leitor tem a finalidade de conhecer sobre o autor, sobre a linguagem do texto.

Os sentidos de um texto são produzidos através da leitura, dar sentido ao texto é uma tarefa difícil porque um texto não possui significado nele próprio. Há necessidade de uma série de fatores para que a leitura não seja um simples ato de juntar letras formando palavras e juntar palavras formando frases e frases formando parágrafos.

Dar significado ao texto vai muito além de simplesmente entender o que o autor diz, mas trata-se de um entendimento no sentido, de compreender o que se diz por traz daquele texto.

Os Gêneros Textuais

Os Gêneros Textuais servem para mencionar os textos matérias que encontramos no dia a dia que apresentam características de comunicação e define o seu conteúdo ou característica. Temos muitos exemplos de gêneros textuais que não daria para enumerar aqui, mas citamos abaixo alguns exemplos:

- Telefonema, Sermão, Carta Comercial, Carta Pessoal, Reportagem, Noticiários, Reunião, Poemas, Bulas de Medicamentos, Receitas Culinárias, Lista de Compras, Resenhas, Edital de Concursos, Inquéritos Policiais, piada, Histórias em Quadrinhos, Conferência, Chat on line, Vídeo Aulas, etc.

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Veja de 26 de Setembro de 2012

1.Gênero textual noticia – jornalístico

Surto de Gripe Asiática

Características – linguagem direta e formal tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal.

Fonte: Revista Veja 26 de Setembro de 2012 pag. 47

 2. Gênero textual econômico

Características – vendas e compras de imóveis, estabelece uma integração entre os países e a pessoa troca de idéias, realizam transações financeiras e comerciais.

Mais Desiguais

Vista de longe, a política americana parece sempre mais do mesmo. Mas republicanos e democratas nunca foram tão distantes entre si como agora

... Por isso, aos olhos dos estrangeiros a política americana pode parecer um convescote de comadres que divergem apenas sobre a cor do chapéu. ...

Fonte: Revista Veja 26 de Setembro de 2012 pag. 88

3. Gênero textual comercial

Características – de caráter comercial apelativo, para a venda de seus produtos, convencerem, seduzir, assim um bom anuncio devera despertar a atenção, criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com