TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Monografias: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

Importância da Leitura na Escola

A leitura tem uma grande importância na vida do ser humano. E a escola tem um papel fundamental para formação de leitores e principalmente em crianças e adolescentes. Saber ler, não é apenas ler, e sim, ler e compreender. É um processo de construção sobre o texto que pretendemos compreender. Pois se o aluno ler e aprender a partir da leitura,ele estará aprendendo a aprender.A leitura tem como finalidade de aproximar as pessoas dos livros e ampliar a capacidade deles de manifestar suas opiniões e seus sentimentos.

A leitura deve ser um processo contínuo, deve ser praticado para ser aprendido. Assim, ler é mais do que uma simples decodificação, é antes de tudo um ato de raciocínio.

Quem ler, se expressa melhor, adquire mais conhecimentos, embora as escolas não demonstrem a importância necessária para leitura,essa é uma atividade altamente complexa de produção de sentidos como compreensão e interpretação de um texto.

A concepção de leitura compreende: o foco no autor, onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento das intenções do autor e o reconhecimento dos sentidos das palavras.

Pode se dizer que concepção de leitura é o processo de interação entre autor-texto-leitor.Ler e compreender o sentido do texto retrata como o ser humano pode evoluir entendendo o que o autor quer passar,podendo variar conforme a interpretação de cada pessoa.

Para uma boa leitura, geralmente recorremos há algumas estratégias na construção dos sentidos. Dizem respeito as formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto.Assim,os procedimentos adotados por cada um se diferenciam,uma vez que nem todos assimilam conhecimentos da mesma forma.

Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativos e difíceis. Isso ocorre na maioria das vezes por que o individuo ainda não encontrou um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática.

Podemos citar algumas táticas de leitura que pode despertar o interesse e ser um incentivo a leitura:

Leitura em voz – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada.

Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê.

Representação visual dos acontecimentos – a medida que lê,o individuo faz reproduções mentais acerca dos fatos.

Antecipação das informações – diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que lê. Assim,enquanto faz a leitura vai se lembrando do que já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que virá a seguir.

Essas práticas produzem gosto pela leitura e aprimoramento, tornando-a mais prazerosa e satisfatória.

A leitura tem que ter finalidade para que haja compreensão. Deve ser significativa e motivante, obter informações precisas, seguir instrução de caráter geral.

Na produção de sentido, o leitor desempenha papel ativo relevante ao processo cognitivo nesta atividade.

A compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mais pelo modo como o leitor aprende e interpreta a intenção do autor.

Defende-se ainda que essa interpretação ocorra no momento de interação leitor e autor gerando sentido que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação.

Devemos considerar os diferentes conhecimentos de um leitor para o outro, pois é através destes conhecimentos que os leitores produzem vários sentidos diferentes em cima do mesmo texto.

A leitura é o caminho para descoberta de novos conhecimentos. Ler não significa identificar as palavras, mas fazê-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante.

A leitura não é uma atividade receptiva, é um processo no qual o leitor desempenha papel ativo através da mobilização de seus conhecimentos trazendo a um nível consciente e de desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura(Monteiro & Melo 2003).

Gêneros textuais:

COTIDIANA: Adivinhas, Diário, Álbum de Família Exposição Oral, Anedotas, Fotos, Bilhetes, Músicas, Cantigas de Roda, Parlendas, Carta Pessoal, Piadas, Cartão, Provérbios, Cartão-postal, Quadrinhas, Causos, Receitas, Comunicado, Relatos de Experiências Vividas, Convites, Trava-Línguas, Curriculum Vitae.

LITERÁRIA/ARTÍSTICA: Autobiografia, Letras de Músicas, Biografias, Narrativas de Aventura, Contos, Narrativas de Enigma, Contos de Fadas, Narrativas de Ficção, Contos de Fadas Contemporâneos, Narrativas de Humor, Crônicas de Ficção, Narrativas de Terror, Escultura, Narrativas Fantásticas, Fábulas, Narrativas Míticas, Fábulas Contemporâneas, Paródias, Haicai, Pinturas, Histórias em Quadrinhos, Poemas, Lendas, Romances, Literatura de Cordel, Tankas, Memórias, Textos Dramáticos.

CIENTÍFICA: Artigos, Relato Histórico, Conferência, Relatório, Debate, Palestra, Verbetes, Pesquisas

ESCOLAR: Ata, Relato Histórico, Cartazes, Relatório, Debate, Regrado, Relatos de Experiências, Diálogo/Discussão Argumentativa Científicas, Exposição Oral, Resenha, Júri Simulado, Resumo, Mapas, Seminário, Palestra, Texto Argumentativo, Pesquisas, Texto de Opinião, Verbetes de Enciclopédias

IMPRENSA: Agenda Cultural, Fotos, Anúncio de Emprego, Horóscopo, Artigo de Opinião, Infográfico, Caricatura, Manchete, Carta ao Leitor, Mapas, Mesa Redonda, Cartum, Notícia, Charge, Reportagens, Classificados, Resenha Crítica, Crônica Jornalística, Sinopses de Filmes, Editorial, Tiras, Entrevista (oral e escrita)

PUBLICITÁRIA: Anúncio, Músicas, Caricatura, Paródia, Cartazes, Placas, Comercial para TV, Publicidade Comercial, E-mail, Publicidade Institucional, Folder, Publicidade Oficial, Fotos, Texto Político, Slogan.

POLÍTICA: Abaixo-Assinado, Debate Regrado, Assembleia, Discurso Político “de Palanque”, Carta de Emprego, Fórum, Carta de Reclamação, Manifesto, Carta de Solicitação, Mesa Redonda, Debate, Panfleto.

JURÍDICA: Boletim de Ocorrência, Estatutos, Constituição Brasileira, Leis, Contrato, Ofício, Declaração de Direitos, Procuração, Depoimentos, Regimentos, Discurso de Acusação, Regulamentos, Discurso de Defesa, Requerimentos.

PRODUÇÃO E CONSUMO: Bulas, Relato Histórico, Manual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com