TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Casos: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 12

Leitura e Produção de Textos

Concepção de leitura

A leitura está presente constantemente em nosso cotidiano e por isso devemos sempre cultivar o ato de ler, pois a leitura é uma das formas mais eficazes de desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Oque é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas podem ser respondidas de maneiras diferentes, e as respostas depende do ponto de vista de cada um, levando em consideração as experiências e o conhecimento de cada leitor. Leitura é a forma de interpretar um conjunto de informações. Por exemplo, a leitura de um livro é um instrumento básico.

Estratégia de Leitura

Para que possamos ter uma boa estratégia de leitura é fundamental que nós leitores critiquemos, contradizemos, avaliemos a informação que estamos obtendo durante a leitura, que concorde, que apoie, sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Essas estratégias são compostas pelas antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao longo da vida sobre o assunto do texto. Passando assim a leitura a ser processada, criticada, contestada, avaliada produzindo o sentido de lermos e nos mantermos informados.

São também técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirirem informações, ou ainda atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão da leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam deacordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar sua compreensão.

Alguns tipos de estratégias

Ler em voz alta, fazer resumos e questionários.

Quando lemos em voz alta verbalizamos o pensamento. Quando questionamos o texto somos auxiliados no conteúdo da leitura, e permite-nos refletir sobre a mesma. Resumir as informações do texto facilita a compreensão como um todo, pois, destacamos os pontos mais relevantes do texto.

Leitura e Produção de Sentidos.

Quando fazemos a produção dos sentidos abrimos nossa mente para interpretação da leitura. Isso faz com que a mesma leva-nos a uma reflexão de desafios. Nos leva a captar o que o autor que nos transmitir.

A comunicação de pensamentos que se cria entre o autor, o texto e o leitor, nos torna sujeitos evoluídos, pois, faz nos compreender o que ele quer transmitir.

Considerações da equipe sobre o artigo Leitura na escola.

Fonte: http://www.fe.unicamp.br/all/textos/LLMS-Bibliotecadeclasse.pdf

Desde o tempo dos homens da caverna já poderia considerar que existia relação com a leitura e a escrita. Através de seu imaginário eles esculpiam na pedra e expressavam sua leitura através de formas, cenas do seu cotidiano. A concepção de leitura e de escrita era passada dessa forma. Leitura podem ser passadas de várias formas tanto escrita como oral.

Hoje, as tecnologias vêm avançando assustadoramente, fazendocom os alunos deixam as leituras didáticas de lado. Os alunos estão cada vez mais desinteressados de livros, e fazendo com que continuem com um vocabulário pobre. A realidade atual vem afastando-os do ato de ler. Mudanças de hábito como o uso do computador, videogames, televisão, o acesso restrito a leitura no seio familiar e a falta de incentivo muitas vezes do próprio docente tem ocasionado pouco interesse dos alunos pela leitura. Existem muitos alunos com vocabulário e leitura precária, muitos erros ortográficos principalmente depois da mudança alunos com pouco conhecimento e acesso aos conteúdos escolares, tudo isso faz com que os mesmos percam o interesse pela leitura na escola. O hábito de ler deve ser estimulado na escola, desde a infância pois durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheios de coisas desconhecidas, cheios de utopia e a pessoa aprende que desde pequeno ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto e dinâmico. Saber ler é compreender o que o autor diz, e nos difere de animais irracionais, pois comer, dormir e beber até eles sabem é a leitura, no entanto que nos proporciona a capacidade de sermos diferentes, pois é através dela que conseguimos interpretá-la.

É através do incentivo da leitura na escola que adquirimos conhecimento e esse hábito se fixa de forma que não serão mais esquecidos. Obter conhecimento através da leitura dinamiza o raciocínio e ainterpretação. Dúvidas que temos no dia a dia poderiam ser sanadas se tivéssemos o hábito de ler, e com isso deixamos de apreciar uma boa literatura, um bom romance, um bom conto.

Contudo faz então necessário que a escola resgate o valor da leitura, pois a mesma nunca se fez tão necessário nos dias de hoje principalmente pelas dificuldades dos estudantes em compreender questões eliminatórias em vestibulares, Enem onde só tem êxito quem tiver por hábito um conhecimento de leitura por meio de jornais, revistas, livros.

Nesse sentindo pensamos ser dever de nossas instituições de ensino, juntamente com equipe pedagógica, momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro à consciência de se adquirir o hábito de ler, O estudante deve perceber que a leitura é o instrumento chave para uma vida de qualidade e produtividade.

Definição de gênero textual

Gênero textual é o nome que se dá a diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, tanto de forma oral como escrita, informal ou formal. Eles possuem suas características e estabelece o ato de comunicar no nosso dia a dia, e está profundamente vinculada a vida social e cultural. Não comunicamos por meio de frases isoladas ou por meio de redação, narração e sim por meio de textos. Ao longo de nossa vivência enquanto falantes temos a oportunidade de depararmos com uma gama de gêneros textuais. Para cada uma das situações de comunicação queocorre no nosso dia a dia utilizamos algum tipo de gênero textual.

Característica dos gêneros

Gênero narrativo: Sua principal característica é contar ou narrar um fato, fazendo com que o mesmo sirva de informação, entretenimento e aprendizado preocupando sempre com o bem estar do leitor.

Gênero descritivo: Se caracteriza como a ação de escrever algo ou alguém, sendo, porém nos mínimos detalhes fazendo sempre um retrato definido e pessoal de alguém ou de algo que viu.

Gênero dissertativo-argumentativo: Sua principal característica é a defesa de ideias e de um ponto de vista do escritor. Por isso o escritor deve utilizar sempre argumentos sólidos, citar exemplos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com