TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA: RECONCEITUALIZAÇÃO

Trabalho Universitário: LEITURA: RECONCEITUALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

LEITURA: UM PROCESSO DE INTERAÇÃO

A leitura é uma descoberta para novos caminhos, que pode iniciar na infância, desenvolvendo a mente através da leitura de gibis e livros com histórias infantis;

A Escola é a segunda a nos mostrar o quanto é necessário cultivar o hábito da leitura, e os professores devem criar situações e elaborar programas que possam desenvolver a capacidade de compreensão e estratégias de leitura em classe, para que possamos nos desenvolver como um bom leitor e interagir com o texto e sua idéia central, captando algumas intenções do autor e reconhecendo o sentido das palavras e o objetivo do texto como um todo. As autoras do livro: Ler e Compreender os sentidos do texto, Koch e Elias (2006), evidenciam que a leitura pode decorrer na concepção do foco com o autor, foco no texto e foco na interação autor-texto-leitor.

Concepção de Leitura: O ato da leitura é de extrema importância para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação;

Segundo Rojo (2004), na segunda metade do século passado, a leitura era focada na decodificação, na qual se associava os grafemas em fonemas, e os estudantes já eram considerados alfabetizados por conhecerem o alfabeto e saberem associar a imagem ao som da fala;

A leitura tem passado por estas transformações e nos dias atuais, é necessário a compreensão e interpretação das informações extraídas do texto para que possa acontecer a interação autor-texto-leitor.

Estratégias de Leitura: São as formas e estratégias que cada leitor encontra para que a leitura não se torne monótona ou sem graça, sua forma de interagir com o texto: Pensar em voz alta, representação visual do texto, identificação dos fatores chaves, antecipação dos acontecimentos, resumo e questionamento; (Duke e Pearson. 2002).

Desta forma, a leitura torna-se prazerosa e satisfatória, incentivando o gosto pela leitura.

Leitura e Produção de Sentidos: é a forma com que cada leitor interpreta o texto, com suas lembranças, compatíveis ou não com o contexto; O texto apenas dá o inicio ao processo que será transformado pelo aprendizado e interpretação de cada leitor, entre os quais podemos citar:

EXEMPLO:

O leitor ao interagir com o texto, não só visualiza informações explícitas com também participa ativamente na construção de sentido, levando em conta a experiência do leitor e o conhecimento lingüístico.

Hoje quando um jovem adolescente comete um crime deve ser tomados os procedimentos Conforme dito no ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA). Onde se baseia no direto de proteção –principalmente se cometer infrações – para cada infração o ECA determina uma medida de proteção que deve o incluir ,conforme cada caso, atendimento psicológico,social e pedagogico , Baseando-se que depois o ex infrator possa se tornar um cidadão capaz de se respeitar e respeitar o proximo . Porém após ,tantos crimes graves cometidos por menores de idades no país , redução da maioridade penal tem sido assunto em todo o Brasil ,acreditando que sera a solução para a violência . As diretrizes assistidas e registradas pelo ECA não funcionam , em teoria e ótimo mas na pratica não funciona . Com 21 anos de Estatuto da criança e do adolescente e não sendo cumprido, o que mais encontramos é uma grande “mídia’’querendo mostra que o ECA so funciona contra a sociedade .

O ECA que quer primeiro lute pela efetivação dos direitos como acesso pleno á educação , a saúde a proteção ao lazer , entre outros .

Por que o ECA não funciona?

Com a indisponibilidade de funcionários suficientes para controlar , assistir ,ou seja acompanhar , ressocializar o adolescente infratores .

E preciso uma reestruturação das políticas brasileiras e melhorias na atuação e estruturação judiciário .

E muito justo a indignação de revolta da população , principalmente das famílias vitimas dos crismes cruéis, mas sabemos que atitudes irresponsáveis podem so piorar o que não esta bem .

Estamos em um país que é chamado ‘’terra do nunca’’onde obras nunca ficam prontas e com isso so dobra seus custos previstos no orçamento (-fonte revista Epoca,mês ,edição ) país que educação e sempre interrompida por corrupção ,projetos malfeitos ,licitações irreais ,adiantamentos ,liminares ...............e muita corrupção ,para que nos comparam com outros países .

É fato que adolescentes infratores na grande maioria das vezes e de baixa renda , pais que tem diversas dificuldades para dar o básico , não deixando de registrar os que os abandona ou falece e crianças que não conhece o próprio pai ,entre tantas outras complicações . E claro que pobreza e carencia não é produtor de bandidos , mas que uma criança sem estrutura familiar e educação serão crianças mais suscetíveis a tais crimes . A falta de política publica e determinante no problema.

Ilustrações Google imagens.

Cada dia superlotadas e condições desumanas estão nossas cadeias brasileiras que fique claro que o menor infrator não deixara de cometer crimes, porque tem medo de prisão , o advogado Walter Ceneviva(colunista folha) descreve muito bem:

‘’colocar menores infratores nas prisões será uma forma de aumentar o número de criminosos reincidentes , com prejuízo para a sociedade a redução da maioridades penal é um erro’’ . Estamos diante de detalhes, o que sobra, a vontade de vingança ,já que esta sociedade esta esquecida por seus governantes e muitos querem mascará as falhas .

Castro Alves afirma : ‘’ Quando o Estado exclui, o crime Inclui”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com