TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo De Inspeção Predial

Pesquisas Acadêmicas: Laudo De Inspeção Predial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  3.485 Palavras (14 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 14

LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL

1.

1. INTRODUÇÃO:

Este trabalho caracteriza-se pela inspeção predial como um “Check-up” da edificação, tendo como escopo um diagnóstico geral sobre o SEBRAE, identificando as anomalias construtivas e falhas de manutenção – com a análise do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio – que interferem e prejudicam a saúde e habitabilidade, frente ao desempenho dos sistemas construtivos e elementos vistoriados da edificação, especialmente a estrutura e instalações elétricas e hidros sanitárias.

Neste contexto, a ANOMALIA representa a irregularidade relativa à construção e suas instalações, enquanto que a FALHA diz respeito à manutenção, operação e uso do SEBRAE.

2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

2.1. Identificação:

Edificação: SEBRAE.

Endereço: Av. Campos Sales, nº 3421, Bairro olaria - Porto Velho/RO.

Vista Aérea do SEBRAE de Porto Velho-RO

2.2. Realização do Laudo:

Empresa: MA PEREIRA SERVIÇOS TÉCNICOS-ME.

Responsável Técnico:

Engº Civil Arnaldo Adriano P. Amorim –

CREA/RO Nº 5518 D/RO.

Engº Civil Rogério Alves dos Santos

CREA/RO Nº 5627 D/RO

ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – CREA-RO: nº .

2.3. Data das Vistorias:

As vistorias técnicas nas dependências do SEBRAE foram realizadas nos dias 02 de outubro e 09 de outubro de 2014 durante o dia inteiro.

2.4. Objeto da Inspeção:

Conforme informações colhidas in loco, com o Sr. Geraldo, auxiliar de serviços, aquela edificação foi construída a cerca de 30 anos, com a finalidade de ser um hospital, no qual funciono durante certo período que ele não soube nos informa, com o passar do tempo foi desativado, ai que se instalou o SEBRAE.

Depois disto foi construído o segundo pavilhão, que hoje se encontra a recepção do prédio. Sendo que esta construção foi feita com laje para que posterior fosse construído o pavimento superior, este segundo pavimento possui cerca de 26 anos, então trata se de uma edificação antiga.

Sendo que o prédio possui cerca de 2.105,50 m², conforme o projeto de segurança e proteção contra incêndio e pânico, do arquiteto Jose Ângelo de Assis, CREA 2428/RO, que se encontra assentada sobre um terreno com área superficial de aproximadamente 6 mil m2, apresentando as seguintes características construtivas: estrutura de concreto armado sobre fundações em sapatas, elevações em alvenaria de tijolos rebocados, cobertura em laje de concreto armado com telhamento de fibrocimento, estrutura de madeira, calhas metálicas e PVC esquadrias metálicas com vidro, pavimentação em piso de concreto e cerâmico, azulejos e cerâmicas nas paredes, pintura em acrílica, pva, emassamento em acrílico e pva, e instalações prediais próprias para a finalidade e tipo edilício.

Possui salas, banheiros, fosso de iluminação, casas de maquinas, corredores, auditórios, depósitos, estacionamentos, guaritas, etc.

Vista frontal do SEBRAE de Porto Velho-RO

Vista frontal do SEBRAE de Porto Velho-RO.

3. METODOLOGIA:

3.1 Critério Utilizado:

A inspeção predial está baseada no “check-up” da edificação, que tem como resultado a análise técnica do fato ou da condição relativa à habitabilidade, mediante a verificação “in loco” de cada sistema construtivo, estando a mesma voltada para o enfoque da segurança e da manutenção predial, de acordo com as diretrizes da Norma de Inspeção Predial do IBAPE – 2009 e da Norma de Manutenção em Edificações - NBR 5674, da ABNT.

A inspeção procede ao diagnóstico das anomalias construtivas e falhas de manutenção que interferem e prejudicam o estado de utilização do prédio e suas instalações, tendo como objetivo verificar os aspectos de desempenho, vida útil, utilização e segurança que tenham interface direta com os usuários.

Nota: Não foram realizados testes, medições ou ensaios por ocasião das vistorias, consoante o nível de inspeção estabelecido como escopo para este trabalho.

3.2 Nível da Inspeção:

Esta inspeção é classificada como “Inspeção de Nível 1”, representada por análise expedita dos fatos e sistemas construtivos vistoriados, com a identificação de suas anomalias e falhas aparentes.

Caracteriza-se pela verificação isolada ou combinada das condições técnicas de uso e de manutenção do sistema da edificação, de acordo com a Norma de Inspeção Predial do IBAPE, respeitado o nível de inspeção adotado, com a classificação das deficiências encontradas quanto ao grau de risco que representa em relação à segurança dos usuários, à habitabilidade e à conservação do patrimônio edificado.

3.3 Grau de Risco

Conforme a referida Norma de Inspeção Predial do IBAPE, as anomalias e falhas são classificadas em três diferentes graus de recuperação, considerando o impacto do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio.

• GRAU DE RISCO CRÍTICO – IMPACTO IRRECUPERÁVEL – é aquele que provoca danos contra a saúde e segurança das pessoas e meio ambiente, com perda excessiva de desempenho e funcionalidade, causando possíveis paralisações, aumento excessivo de custo, comprometimento sensível de vida útil e desvalorização imobiliária acentuada.

• GRAU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com