TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL

Por:   •  14/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  2.042 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário do Norte – UNINORTE

LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL

Manaus – AM

2017

Centro Universitário do Norte – UNINORTE

LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL

Manaus – AM

2017

  1. INTRODUÇÃO

O presente Laudo Técnico de Inspeção Predial foi solicitado pela Professora Maria do Perpétuo Socorro Lamego Vasconcelos e tem o seu conteúdo embasado na Norma de Inspeção Predial 2009 do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia – Entidade Nacional) e da Norma de Manutenção de Edificações NBR 5674, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas na manutenção e na conservação das edificações.

Este trabalho caracteriza-se pela inspeção predial da edificação, tendo como escopo um diagnóstico parcial do edifício analisado, identificando as anomalias construtivas e falhas de manutenção, com a análise do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, que interferem e prejudicam a saúde e habitabilidade, frente ao desempenho dos sistemas construtivos e elementos vistoriados da edificação.

Neste contexto, a ANOMALIA representa a irregularidade relativa à construção e suas instalações, enquanto que a FALHA diz respeito à manutenção, operação e uso do edifício em estudo.

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
  1. Identificação

Edificação: Prédio residencial.

Endereço: Rua Rio Carboris, nº38, Novo Aleixo, Manaus – AM.

[pic 5]

[pic 6]

  1. Data da Vistoria

A vistoria foi realizada na edificação residencial nos dias 12/03/2017 no período da tarde e 18/03/2017 também no período da tarde.

  1. Objeto da Inspeção

Trata-se de um imóvel de uso inicialmente residencial, com idade aproximada de 20 anos, informação fornecida por moradores, pois não havia projetos para recolher esses dados, anteriormente compostos por 2 pavimentos, edificados em terreno próprio com área superficial e suas dimensões estimadas em 08m de largura e 25m de comprimento, que totalizam uma área de 200m².

Atualmente o imóvel encontra-se mobiliado e ocupado, composto dos seguintes ambientes no pavimento térreo: sala, 2 suítes, cozinha, banheiro de serviço, garagem e quintal. No pavimento superior abriga: 4 apartamentos com sala, cozinha, quarto e banheiro. Preservaram-se ao longo do tempo algumas características da edificação original, como as alvenarias em tijolo maciço, as janelas e portas de madeira, as esquadrias de ferro, porém algumas intervenções foram realizadas e descaracterizaram parte da construção inicial, como por exemplo, um quarto que foi demolido para aumento da garagem e um depósito construído no quintal.

  1. Ficha Técnica

Endereço: Rua Rio Caboris, nº38, Novo Aleixo, Manaus – AM.

Proprietário: Dirlei Ferreira da Silva.

  1. Registro Fotográfico

Apresentamos o registro fotográfico dos ambientes vistoriados/inspecionados que fazem parte da edificação.

Fachada

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Parede

[pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18]

  1. METODOLOGIA
  1. Critério Utilizado

  A inspeção predial está baseada na vistoria da edificação, que tem como resultado a análise técnica do fato ou da condição relativa à utilização, mediante a verificação “in loco” de cada sistema construtivo, no que tange a segurança e a manutenção predial, de acordo com as diretrizes da Norma de Inspeção Predial do IBAPE – 2009 e da Norma de Manutenção em Edificações - NBR 5674, da ABNT.

A inspeção procede ao diagnóstico das anomalias construtivas e falhas de manutenção que interferem e prejudicam o estado de utilização do prédio e suas instalações, tendo como objetivo verificar os aspectos de desempenho, vida útil, utilização e segurança que tenham interface direta com os usuários.  

Nota: Não foram realizados testes, medições ou ensaios na ocasião das vistorias, conforme nível de inspeção estabelecido no escopo para realização deste trabalho.  

  1. Nível de Inspeção

Esta inspeção é classificada como “Inspeção de Nível 01”, representada por análises realizadas in loco e sistemas construtivos vistoriados, com a identificação de suas anomalias e falhas que se apresentam de forma aparente.  

Caracteriza-se pela verificação isolada ou combinada das condições técnicas de uso e de manutenção do sistema da edificação, de acordo com a Norma de Inspeção Predial do IBAPE, respeitado o nível de inspeção adotado, com a classificação das deficiências encontradas quanto ao grau de risco que representa em relação à segurança dos usuários, à habitabilidade e à conservação do patrimônio edificado.  

  1. Documentação Analisada

O imóvel não disponibiliza de nenhum tipo de projeto (arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, etc.)

  1. Grau de Risco

Grau de Risco Regular: impacto parcialmente recuperável – é aquele que provoca a perda parcial de desempenho e funcionalidade da edificação, sem prejuízo à operação direta de sistemas, deterioração precoce e desvalorização em níveis aceitáveis.

  1. Anomalias

As anomalias encontradas no edifício analisado foram consideradas funcionais e exógenas, pois foram causadas por terceiros e outras provenientes da degradação.

Possíveis Causas: carregamento indevido e anormalidades causadas pelo desenvolvimento espontâneo de decomposição e desgaste dos materiais pelas intempéries.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com