TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura

Pesquisas Acadêmicas: Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1: Leia esse relato e imagine tal cena:

“A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola é pequena, ela pediu a contribuição das crianças para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de Alice, mãe de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, já que a maioria das crianças daquela turma ainda não sabia ler.” (Fonte: ENADE 2008 – Pedagogia)

Passo 2: Em aproximadamente dez linhas, elabore um texto que:

a. Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta da Professora Renata para Alice.

b. Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

Texto:

Sabemos que a leitura assim como outros mecanismos facilita a aprendizagem e contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. Por isso é essencial estimular as crianças ao gosto pela leitura desde pequenas.

Apesar de crianças que estão iniciando sua alfabetização ainda no primeiro ano não tenham domínio na leitura ou escrita, sabemos que já carregam consigo um conhecimento prévio sobre a linguagem e a escrita, por isso não basta apenas alfabetizar e sim alfabetizar letrando ( ensinar a ler e a escrever), despertando assim o gosto e o prazer da leitura nas crianças.

O fato da persistência do analfabetismo funcional, muitas vezes presentes nas escolas é a falta da prática ou compreensão dos professores referente alfabetização e letramento no processo de aquisição da leitura e escrita, em que a maioria das escolas ainda vivem numa visão de que alfabetizar é apenas decifrar e representar códigos da escrita, são apresentadas as crianças atividades com simples repetição de silabas ou o que o professor fala, não envolvendo o processo subjetivo dos alunos. Cabe ao professor avaliar sua prática e repensar seus conceitos sobre o ensinar a ler e escrever,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com