TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Interpletaçao

Artigo: Leitura E Interpletaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE 1 – A LEITURA E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO

MÓDULO 1 – O ATOR DE LER

01

1 - A LEITURA ALÉM DOS OLHOS

Como decifrar as mil faces de uma palavra? Você teria a chave que abre a compreensão das palavras e, consequentemente, do texto?

Ler é uma atividade que funciona como se fosse mágica. Você já percebeu que ao ler você transforma letras em significados? Palavras em histórias de vida e conhecimento? O que acontece quando estamos diante de um texto? O que é, afinal, esse ato que chamamos de ler?

A leitura começa com os olhos, mas vai muito além desse ato. A capacidade do ser humano compreender aquilo que lê depende da relação que existe entre os olhos e o cérebro. 02

Observe estas letras: NELCREPREMEDROE

Você as compreende? Elas têm significado para você? Acreditamos que sua resposta é não, pois isso não faz sentido, não é mesmo?

E agora?

401 – Leitura e Interpretação de Textos | Unidade 01

© 2011 - AIEC - Associação Internacional de Educação Continuada

2 LER E COMPREENDER

São as mesmas letras. A diferença fundamental, no segundo caso, é que elas formam uma expressão que tem significado para quem a vê. Isso mostra que, quanto mais os olhos se apoiam no significado, maior a eficácia da leitura.

Não são os olhos que determinam o que e como vemos e sim o cérebro, que a partir de associações, interpreta o que vemos considerando nossos conhecimentos anteriores ou nosso repertório de informações. Em outras palavras: a gente vê e reconhece o que a gente já sabe.

É preciso considerar que há dois fatores básicos que determinam a leitura: o texto impresso, que é visto pelos olhos, e aquilo está por trás dos olhos de quem lê: os conhecimentos que o leitor já possui, e que possibilitam que ele seja capaz de interpretar e reconhecer o que está lendo.

03

Observe o seguinte trecho: “Com a metafísica se consuma uma reflexão sobre a essência do ente e uma decisão sobre a essência da verdade. A metafísica funda uma época, na medida em que lhe concede o fundamento da sua configuração essencial através de uma interpretação específica do ente e de uma acepção específica da verdade. (...) Reciprocamente, é preciso que o fundamento metafísico possa ser reconhecido nestas manifestações, para que haja uma reflexão apropriada sobre elas.”

Um filósofo consegue compreender esse texto com uma rápida leitura, pois possui conhecimentos sobre o assunto. Um leitor leigo em filosofia não tem o mesmo desempenho. Ele sabe dizer o significado de cada palavra ou expressão, mas não consegue decodificar, compreender a mensagem trazida pelo texto apenas com uma leitura rápida, pois não tem conhecimento anterior sobre o assunto.

E você? Compreendeu o texto? 04

Em outra situação, o leitor pode saber muito sobre determinado assunto, mas se vê diante de um texto que não consegue decifrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com