TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Os Sentidos Do Texto

Monografias: Leitura E Os Sentidos Do Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  6.542 Palavras (27 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 27

Leitura e os sentidos do texto

A leitura é essencial em nossas vidas e é muito importante que ela seja estimulada desde a infância. A escola tem um papel fundamental para esse aprendizado para a formação de leitores competentes.

Mas o que seria concepção de leitura? Para nós, concepção de leitura é a forma que o leitor compreende o texto, e ela varia de acordo com o conhecimento de mundo de cada pessoa.

Na concepção de língua, o texto é resultado do pensamento do autor, sendo ele soberano nas suas vontades e ações, assim a leitura passa a ser um processo de captação das ideias do autor.

Existe a concepção de língua como estrutura, onde todo fenômeno de todo comportamento individual está sobre a consideração do sistema linguístico ou social, e também a concepção de língua como código, onde o texto é resultado da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor bastando a ele o conhecimento do código usado.

Na interação autor-texto-leitor percebemos que há construção do sentido para melhor compreensão do texto por meio de estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação.

Nas estratégias de leitura o leitor põe em prática as concepções anteriores para construir o sentido do texto, esperando que o mesmo critique, contradiga e avalie a informação do texto para que assim possa dar significado e sentido ao que se lê.

Os objetivos de leitura podem ser muitos, como o de se manter informado, obter conhecimento, para consultas ou mesmo por prazer, e também os textos que somos “obrigados” a ler diariamente.

A leitura e a produção de sentido é uma atividade que depende do conhecimento linguístico e do conhecimento de mundo que cada um de nós carregamos consigo, e os mesmos são diferentes de um leitor para outro, pois cada um têm vivências e experiências diferentes, sendo assim de extrema importância que o leitor considere o conhecimento próprio na hora de interpretar o sentido do texto.

Assim é possível afirmar que pode haver vários sentidos para o mesmo texto, pois um mesmo texto lido por leitores diferentes, ou em épocas diferentes, ou de forma não convencional pode gerar interpretações diferentes.

Gênero textual: definições

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, etc.

Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Lista de gêneros textuais: anúncio, artigo, carta, charge, crônica, entrevista, fábula, gráfico, notícia, poema.

Gêneros textuais ou discursivos: Revista Época, Revista Boa forma, Revista Piauí, Revista Veja.

• Revista Época:

Polícia do Rio ocupa Complexo da Maré

Operação não encontrou resistência. Tropas federais devem chegar ainda nesta semana

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE

30/03/2014 08h57 - Atualizado em 30/03/2014 09h07

Kindle

inShare

Veículos blindados entram na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, no Rio (Foto: Felipe Dana/AP)

Cerca de 1.200 policiais, com o apoio da Marinha, ocuparam neste domingo (30) o Complexo da Maré, um grupo de 15 favelas considerado o mais perigoso do Rio de Janeiro. A operação começou às 5h da manhã com a entrada de 21 blindados da Marinha à frente das tropas e foi encerrada às 7h. Segundo a polícia, nenhum tiro foi disparado durante a ocupação.

>> Exército entrará no Complexo da Maré no dia 5

A ocupação da Maré foi preparada nas últimas semanas com a presença constante de policiais nos acessos do Complexo e com operações em outras favelas de Rio. Durante a semana, 57 pessoas foram detidas. Segundo os policiais, a ação deve continuar nos próximos dias, com busca por armas e drogas, até a chegada das tropas da Força Nacional de Segurança, que ocuparão o complexo.

A Força Nacional foi autorizada a atuar no local por um decreto assinado na sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff. O governo do Rio solicitou ajuda federal depois de ter acontecido uma onda de ataques a policiais. As autoridades acreditam que os ataques foram ordenados pelos líderes do tráfico de drogas que se entrincheiraram na Maré.

O decreto prevê que o exército permaneça até dia 31 de julho, duas semanas depois da final da Copa do Mundo, mas deixa aberta a possibilidade de estender a operação mais tempo.

O Complexo da Maré é considerado o principal centro de distribuição de drogas do Rio de Janeiro por sua localização estratégica, entre a baía de Guanabara e as duas principais estradas de acesso ao Rio, a Avenida Brasil e a Linha Vermelha.

Policiais do Bope patrulham ruas do Complexo da Maré, no Rio (Foto: Felipe Dana/AP)

Gênero: notícia

Características: tem o objetivo de informar sobre um fato ocorrido, através de uma narrativa técnica, relatando de forma clara e objetiva fatos do interesse público. Deve aparecer o fato, quanto aconteceu, com quem e como, o relato dos fatos deve ser feito por ordem de importância e a notícia traz dados precisos e/ou fala dos envolvidos que colaboram para que o leitor confie no relato do fato.

• Revista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com