TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Os Sentidos Do Texto

Exames: Leitura E Os Sentidos Do Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

Leitura e os Sentidos do Texto

A leitura é uma atividade que merece ter lugar central na prática escolar e assim “ser ensinada por todo professor, qualquer que seja a matéria” (Kleiman e Moraes)

Na concepção de leitura com o foco no autor, onde, Koch (2002) afirma que à concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. A leitura seria um processo passivo de captação das idéias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos prévios do leitor.

Já para a concepção de leitura com o foco no texto, utilize-se a língua como instrumento de comunicação, o texto é visto como produto da codificação de um emissor; Exigindo-se do leitor o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto.

Entretanto, ao contrário das concepções anteriores, existe a concepção de leitura com o foco na interação autor-texto-leitor, o autor e o leitor são sujeitos sociais ativos, construtores e construídos no texto. A leitura se torna uma atividade interativa, complexa, de produção de sentidos, que mobiliza não só os elementos lingüísticos, mas também vários outros saberes envolvidos. Em outras palavras, espera-se que o leitor, concorde ou não com as idéias do autor, complete-as, adapte-as etc, uma vez que “toda compreensão é prenhe de respostas e, de uma forma ou de outra, forçosamente, a produz” (Bakhtin, 1992:290). Assim a interação autor-texto-leitor será adequada propiciando uma rica produção de sentidos.

Ressaltamos também que é muito importante utilizarmos as estratégias de leitura, pois, cognitivamente, essas estratégias se definem como operações mentais de que o leitor lança mão para processar a informação visual, utilizando de forma interativa os conhecimentos necessários para a atribuição de sentido ao que lê.

Essas estratégias de leitura podem ser:

Cognitivas - de natureza interna e inconsciente. Os desenvolvimentos das estratégias de leitura cognitivos se darão com a aprendizagem da leitura, sendo necessário o aperfeiçoamento com o tempo e pratica, resultando na automação parcial do processo dos textos por parte do leitor.

Metacognitivas – de natureza mais externa e controlável. Segundo o modelo psicolingüístico proposto por Goodman, as estratégias metacognitivas mais relevantes são:

* Predições / hipóteses: a capacidade que o leitor tem de antecipar-se ao texto à medida que vai processando a sua compreensão. Diante do titulo, situamos a historia no mundo das narrativas infantis e percebemos a relação com a história.

* Seleção: a habilidade de selecionar apenas os itens relevantes para a compreensão de propósitos de leitura.

* Inferência: pela qual o leitor complementa a informação textual, valendo-se de seu conhecimento de mundo, conhecimento enciclopédico e esquemas cognitivos diversos.

* Confirmação: utilizada para verificar se as predições e inferências estão corretas ou precisam ser reformuladas.

* Correção: se a predição não se confirma, o leitor retrocede no texto buscando outras pistas e levantando outras hipóteses para a compreensão.

Na atividade de leitores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com