TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produçao De Texto

Monografias: Leitura E Produçao De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório dissertativo –argumentativo

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com atransmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais.

Introdução

Que apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia principal do texto.

Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios" , o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.(tese)

Desenvolvimento

Formado pelos parágrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relações de causa e efeito ou comparações entre situações, épocas e lugares diferentes, pode também se apoiar em depoimentos ou citações de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas.

Conclusão

Que geralmente retoma a tese, sintetizando as ideias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma ideia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.

Texto Dissertativo argumentativo sobre a Desigualdade Social

Em boa parte do mundo, inclusive no Brasil, as desigualdades sociais estão presentes. Devido à concentração de renda e a dificuldade de ascensão social.

Um dos fatores que causam essa grande desigualdade é a concentração de renda que assola a sociedade. Devido à existência de pessoas muito ricas, como prefeitos e empresários, e outras que vivem em extrema pobreza, como os mendigos e as prostitutas.

Teoricamente vivemos em um país globalizado onde diferente do comunismo e do socialismo as pessoas tem diferentes rendas e a possibilidade de ascender socialmente. Mas isso não sai do papel, devido à falta de oportunidades para os mais pobres que na maioria das vezes com sua baixa escolaridade não conseguem empregos de qualidade.

Assim os mais ricos tem novas oportunidades e empregos de bons salários, já os mais pobres, que são os que realmente precisam, não têm chance alguma e permanecem na pobreza extrema. E assim as diferenças sociais persistem no país.

Portanto afirma-se que pra o Brasil ou qualquer outro país progredir é preciso acabar com as desigualdades e procurar estabelecer para toda a sociedade um padrão mínimo de sobrevivência, que vá alem da teoria e se estabeleça definitivamente na sociedade.

Leitura na escola

A escola e o ensino da leitura

O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os mesmos possam evidenciar a idéia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. Depois, continuando com algumas evidências empíricas, são tratadas as estratégias de compreensão e o lugar destas no processo de aprendizagem da leitura.

Gêneros textuais

Os Gêneros textuais são as estruturas que compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Os gêneros como práticas sociocomunicativas, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, que, em muitas ocasiões, resultam em outros gêneros. Para a produção e compreensão dos gêneros textuais o individuo desenvolve uma competência metagenérica que de forma conveniente consegue interagir nas diversas práticas sociais.

EXEMPLOS DE GÊNERO ORAL E ESCRITO

NARRAR | Conto de Fadas, fábula, lenda, narrativa de aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma etc...

RELATAR | Relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo, testemunho, anedota ou caso, autobiografia, noticia, reportagem etc...

ARGUMENTAR | Textos de opinião, diálogo argumentativo, carta de leitor, carta de solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembléia, discurso de defesa (advocacia) etc...

EXPOR | Texto expositivo, exposição oral, seminário, conferência, comunicação oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, etc...

DESCREVER | Instruções de montagem, receita, regulamento, regras de jogo, instruções de uso, comandos diversos, etc...

Tipos de textos

Texto,Descritivo:

Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com