TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Artigos Científicos: Leitura E Produção Textual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 5

1. Leia o texto que segue e responda aos questionamentos efetuados na sequência (3,0 pontos).

PENSAR É TRANSGREDIR

“...Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.

Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo, em si, não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.

Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada.

Parece fácil: "escrever a respeito das coisas é fácil", já me disseram. Eu sei. Mas não é preciso realizar nada de espetacular, nem desejar nada excepcional. Não é preciso nem mesmo ser brilhante, importante, admirado.

Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.

Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas, mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.

Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for”...

Fonte: LUFT, Lya. Pensar é transgredir. In: Revista Veja, de 20 de fev. de 2008. São Paulo: Abril, ed. 2048.

a) Há duas funções de linguagem predominantes no texto acima, dessa forma, cite quais são elas. Em seguida, transcreva 2 trechos do texto que comprovem a sua resposta.

Resposta: Função emotiva e poética.

Função emotiva – Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos.

Função poética – Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.

b) A partir desses exemplos, identifique e explique duas características, em cada texto, relacionadas às duas funções citadas anteriormente. Veja que as respostas não podem ser cópia da teoria presente no material didático, ou seja, você deve explicar com suas próprias palavras.

Resposta:

Na função emotiva: “O escritor transmite emoções e anseios próprios, usando palavras subjetivas e pontuações. As características desta função são exclamativas e o uso da reticências.

Já a função poética: Há expressão de sentimentos, enfatizada por palavras colocadas e elaboradas e também observamos que através do ritmo e sonoridade.

2. Leia atentamente a charge a seguir:

Uma leitura bem atenta leva a perceber que, pela charge acima, aborda-se um tema bastante atual.

a) Considerando tanto a linguagem verbal como a não-verbal, esclareça (em um texto de 3 a 5 linhas) o tema de que trata a charge. (1,0)

Ao elegermos políticos mais honestos e competentes teremos um país menos violento, educação melhor e inclusão social. Más para que essas melhorias ocorram, devemos olhar analiticamente, voltado para as questões que exigem prioridade nos mais diversos setores de nosso país e colocar políticos que priorizam a segurança, educação. Vemos implicitamente que no Brasil não estamos elegendo bons políticos para governar.

b) Considere, da charge, principalmente o enunciado a seguir: “TSE deve liberar candidatos que respondem a processos”. A partir de uma relação entre esse enunciado e o tema da charge, elabore um texto analítico/argumentativo (de 8 a 10 linhas) com introdução, desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com