TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Sentidos

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Produção De Sentidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  3.921 Palavras (16 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Leitura e Produção de Sentidos

Adriana Dorsa Previdello RA: 4758887596

André Ricardo Alves da Silva RA: 4586876923

Michela Pereira Lima RA: 4756890342

Silvia Maria Buzatto RA: 4322796224

Thaís Fátima Botini Sampaio RA: 4356831642

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples.

BAURU

2012

Em uma sociedade globalizada é de extrema importância a necessidade de praticar a leitura, pois é o melhor caminho para se buscar conhecimentos ou bens intelectuais.

Embora as escolas não demonstrem a importância necessária para leitura, essa é uma atividade altamente complexa de produção de sentidos como compreensão e interpretação de um texto. Não se trata apenas de extrair informação, de decodificação de letras e palavras. Trata-se também de procedimentos como estratégia de seleção, inferência, antecipação e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, e possibilita a interação entre o autor, texto e leitor. Isso é ressaltado por KOCH & Elias (2006) que o leitor é um construtor de sentido, e para tanto, se faz necessário o uso de estratégias, tais como seleção, antecipação, inferência e verificação. Para dar sentido ao que lê, o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si, o leitor também faz a previsão motivada pelo título.

Na produção de sentidos de texto, nosso conhecimento da língua e das coisas do mundo (lugares sociais, crenças, valores e vivências) enfim, nossa bagagem sociocognitiva orienta a produção de sentido do conteúdo. O texto pela forma como é produzido pode exigir mais ou menos conhecimento prévio de seus leitores para uma compreensão. Em alguns casos espera-se da parte do leitor que ele tenha conhecimentos de língua, de gênero textual e de mundo no processo de leitura. Considerando-se que os conhecimentos de um leitor para outro são diferentes, implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. Existem também aspectos materiais como o tamanho e a clareza das letras, cor e textura do papel e fatores linguísticos como ausência de sinais e pontuação que podem dificultar a compreensão de um texto.

Os gêneros textuais Segundo Marcuschi (2002) “os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornável em qualquer situação comunicativa (...) os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos”.

Os gêneros permitem ao leitor reconhecer um texto como pertencente a determinado gênero, assim o gênero é caracterizado pelo conteúdo temático, plano composicional e estilo. O gênero textual possui outra classificação onde se refere ao tipo sendo narrativo, dissertativo, descritivo, injuntivo e argumentativo.

O Tipo Narrativo é o texto em que fatos são contados. Ex.: novelas, uma notícia sobre o aumento do salário mínimo no jornal.

A Narrativa Dissertação é onde se detalha mais as ideias, o objetivo é ser consciente naquilo que se fala. Ex.: uma religião, uma opinião.

O Injuntivo deve convencer o receptador a entender a vontade do locutor, visa convencer o receptador a fazer ou não algo que seja ordenado ou pedido gentilmente. Ex.: cuidado com o cão (alerta); te amarei por toda vida, case se comigo (pedido).

O Argumentativo tem a intenção de convencer seus receptores, é um texto em que defendemos uma ideia, um ponto de vista, uma opinião. Distingue em três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas. Ex.: O autor é contra a pena de morte no Brasil, assim o autor coloca seu ponto de vista, sua opinião e o porque de ser contra.

O Descritivo é um texto que através de palavras monta se um retrato de pessoa, um local, até sentimento esse usa se mais adjetivos.

Os gêneros textuais são classificados como: piadas, anúncios, poemas, propaganda, carta, notícia, biografia, requerimento, editorial, palestra, receita, bilhete, artigos, entrevistas, e-mail, discurso, telegrama, testamento, conto, palavras cruzadas, tirinhas, reportagem etc.

Nas escolas em todas as esferas (Municipais e Estaduais) públicas ou privadas, deveriam perceber a importância da leitura e produção de sentidos, sendo criada uma disciplina só para o ensinamento dessa atividade. Devido à popularidade da internet, qualquer pessoa independente do seu nível escolar pode publicar textos. Assim surge uma grande preocupação, pois muitos desses textos não seguem os critérios dos gêneros textuais. A sociedade vai perdendo o hábito da leitura de qualidade. Deve-se cultivar o hábito da leitura entre crianças e jovens, bem como papel da escola na formação de leitores e autores competentes.

O importante para uma boa leitura é realizar antes um resumo, isso ajuda um melhor entendimento da leitura. Cada pessoa possui um conhecimento individual e esse sempre deve estar atualizado para a atualidade.

.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com