TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia - Leitura E O Sentido Das Palavras

Monografias: Pedagogia - Leitura E O Sentido Das Palavras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

“Concepção de Leitura, Estratégicas de leitura e Leitura e a produção de sentidos”.

“Trabalho de Leitura e os sentidos do Texto” , apresentado à disciplina de Leitura e Interpretação de Texto. Curso Superior de Pedagogia, Faculdade Anhanguera.

São Caetano do Sul.

Professora: Andreia Cristina Soares

SÃO CAETANO DO SUL

Março – 2013

Introdução:

A importância da leitura e o entendimento dos códigos em nosso dia a dia.

Concepção de leitura

Desde crianças, ouvimos com frequência sobre a importância de criarmos o hábito da leitura, sobre a necessidade de inserirmos a leitura em nossa vida, ouvimos também sobre o importante papel das Escolas em desenvolver o gosto e o hábito pela leitura.

Dentro deste assunto, destacam-se algumas questões: O que é ler? Para que ler? Como ler? Estas perguntas poderão ser respondidas de diferentes formas. Depende diretamente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se aplique a leitura. É uma atividade de produção de sentido, que pode ser desenvolvido de três formas: com foco no autor, com foto no texto ou com o foco na interação autor-texto-leitor. Dessa forma o autor escreve o texto e o leito com seu conhecimento intelectual e experiência vivida compreende e o interpreta.

“Conforme afirmação e estudos de Frank Smith, psicolingüista norte-americano, estudando a leitura, mostra que gradativamente os pesquisadores da linguagem passam a considerá-la como um processo, no qual o leitor participa com uma aptidão que não depende basicamente de sua capacidade de decifrar sinais, mas sim se sua capacidade de dar sentidos a eles, compreendê-los. Mesmo se tratando de escrita, o procedimento está mais ligado à experiência pessoal, à vivência de cada um, do que ao conhecimento sistemático da língua. (Trecho extraído do Livro O que é leitura? Autora: Maria Helena Martins)

Estratégias de Leitura:

Na interação autor texto leitor e fundamental que o leitor critique, contradiga, avalie a informação que está obtendo durante a leitura, que concorde, que apoie, sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Para que essa “reação” possa ocorrer o mesmo se utiliza de estratégias de leitura. Essas estratégias são compostas pelas antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao longo da vida sobre o assunto do texto. Passando assim a leitura a ser processada, criticada, contestada e avaliada, produzindo o sentido de lermos e nos mantermos informados.

Leitura e Produção de Sentidos:

O sentido da leitura depende do leitor, o seu lugar social, sinalização do texto, além do conhecimento na área intelectual e do cotidiano o qual o receptor possui. Dessa maneira não é possível afirmar que exista apenas um sentindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com