TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigo: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

1. Nas charges que seguem ambos os textos e as imagens remetem a situações que fazem parte da realidade social do brasileiro. Explique, para cada charge, uma informação implícita e outra explícita. (3,0 pontos)

A charge de número um tem como informação explícita que a estrutura para bancarmos a copa de 2014 a gente já possui, porém essa estrutura é toda virtual. A informação implícita é justamente a indignação por essas obras ainda estarem no papel.

A charge de número dois tem como informação explícita o roubo das provas no MEC e como informação implícita o fato de isso acontecer com uma naturalidade absurda, observa-se que na charge o ladrão sai pela porta da frente.

O texto abaixo fornece informações para responder às duas questões que seguem, leia-o atentamente.

PRAZER.

Essa é a palavra sobre a qual construímos uma empresa. Independente e compromissada com apenas uma pessoa, o motorista. Não construímos carros. Construímos emoções. Nós somos os guardiões do puro sentimento, da adrenalina e dos arrepios, dos risos e sorrisos e das demais palavras não encontradas nos dicionários. Nós somos o prazer de dirigir. Nenhuma outra montadora rivaliza com a nossa história ou consegue reproduzir a nossa paixão. Ou a nossa visão. Inovação é nossa espinha dorsal, porém o prazer é nosso coração. Nós não nos afastaremos jamais do prazer. Vamos alimentá-lo. Vamos deixá-lo mais inteligente, testá-lo ao limite, rompê-lo e, então, construí-lo novamente. Mais eficiente mais dinâmico. Daremos ao mundo as chaves do prazer, e o mundo vai dar uma volta com ele. Enquanto outros prometem tudo, nós prometemos apenas uma coisa: a mais pessoal, celebrada e humana de todas as sensações. Essa é a história da BMW. Essa é a história do prazer. PRAZER É BMW. (Manifesto BMW do Brasil - publicado no Jornal O Estado de SP -03/10/2009)

2. Ao se escrever um texto, pressupõe-se sempre uma intenção. Essa intenção está relacionada com os objetivos que pretendemos alcançar. Então, para que o ato comunicativo tenha êxito, utilizamos certas funções de linguagem, pois elas norteiam as nossas intenções. Sendo assim, cite e explique qual a função de linguagem que predomina no texto acima e descreva sobre qual é a intenção de quem fez circular um texto como esse, fique atento (a) ao contexto. (2,0 pontos)

O texto acima trata-se de um texto publicitário (BMW), e usaram a função apelativa para dirigir-se ao consumidor. A empresa tem como objetivo seduzir o consumidor, quer que ele sinta vontade e curiosidade sobre o sentimento exposto (“o prazer de ter e dirigir uma BMW”), fazendo assim que o consumidor adquira um exemplar de seu produto.

3. Os elementos coesivos são importantes para estabelecer ligação entre as partes que compõem o texto, além disso, evitam a repetição de certas palavras. No texto acima, estão sublinhados termos que remetem a algo já mencionado no texto. Dessa forma, em cada um deles, demonstre de maneira escrita o que é retomado. (2,0 pontos)

As palavras “essa” (1ª linha) e “ele” (10 linha) e os pronomes “lo” (7ª e 8ª linhas) referem-se ao sentimento, ao PRAZER. Já “independente e compromissada” (1ª linha) e “essa” (12ª linha) referem-se a montadora BMW.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com