TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  6.789 Palavras (28 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso: PEDAGOGIA

Tatiane Gomes da Silva RA=433831

Lídia Soares de Souza RA=433833

Luselene Pereira Gomes Gonçalves RA=433828

Leitura e Produção de Textos

Tutor à Distância: Dr. Luiz Roberto Wagner

Goiânia-Go

Junho/2013

INTRODUÇÃO

Este desafio tem como objetivo principal falar sobre o novo acordo ortográfico, bem como, novas regras da língua portuguesa validada em 1° de janeiro de 2009. O novo acordo ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm portugueses como língua oficial. A partir de 1° de janeiro de 2013 a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no novo acordo, todavia, as mudanças não serão muitas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, no entanto, são de suma importância.

Precisamos educar as crianças e jovens de hoje, para não punirmos os adultos de amanhã. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência, é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos.

Concepção de leitura

Ler é construir significados, é traduzir ideias.

Leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita, adquire conhecimentos.

A concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção de sujeito, de língua, e texto e de sentido.

Quando o foco é o autor representa o pensamento, onde o autor constrói uma passagem, uma historia, onde ele é dona e sua vontade e sua ação cabe ao leitor o reconhecimento das intenções do autor e no seu ego constrói uma representação mental e deseja que essa seja absorvida pelo leitor da maneira como foi mentalizada.

Nesse caso a leitura é estendida como a atividade de capitação das ideias do autor, não importando o conhecimento e experiências do leitor.

Quando o leitor foca no texto cabe-lhe o reconhecimento dos sentidos das palavras estruturas do texto de qualquer modo cabe ao leitor reconhecer a produção do texto tanto na concepção foco no texto quanto foco no autor.

Estratégias de leitura

São procedimentos de ensino segundo (cf.solé, 2003; 21) então é preciso ensinar estratégias para a compreensão de textos estas não amadurecem nem se desenvolvem, ensina-se (ou não) aprende-se ou se aprendem (ou não) na estratégia de leitura espera-se que o leitor critique, contradiga ou avalie as informações que tem diante de si, que desfrute, que de sentido e significado ao que Le.

Qualquer ato de leitura tem algum objetivo, desde a leitura de uma despretensiosa tirinha de jornal ate o mais volumoso dos livros. Muitas vezes, a primeira dificuldade enfrentada por alguém incitado a ler é exatamente a falta de clareza do que se pretende com aquela atividade. Não são poucos os casos em que os alunos realizam leituras sem saber para que leiam. Leem apensas por que é preciso ler, por que o professor mandou. Se tivessem uma orientação inicial mais clara, talvez o exercício fosse mais fácil e certamente mais proveitoso.

Para despertar no leitor o prazer e a prática da leitura, o pedagogo pode utilizar de varias estratégias existentes para esse ato. Há varias formas que podem ser usadas para facilitar a compreensão do leitor, já que cada um absorve o que Le e ouve de uma maneira.

Então vejamos algumas táticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo a leitura: leitura em voz alta enquanto Le em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.

Exposição dos pensamentos: é quando o leitor expõe, verbaliza o que esta pensando a respeito do que lê esta pratica desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que percebam.

Antecipação das informações: diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que Le. Assim, enquanto faz a leitura vai se lembrando do que já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que vira a seguir. Este método causa tranquilidade e conforto.

Leitura e produção de sentido

O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem.

Para construir sentido, o leitor se vale de estratégias: seleção, antecipação, inferência e verificação. Para dar sentido ao que lê, o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si.

Na produção de sentidos de textos o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. Compreende se que leitura e produção de sentido são a compreensão e interpretação do leitor em cima de um texto escrito, uma imagem ou propaganda e é através do gênero textual que compreendemos e damos sentidos ao texto.

Devemos considerar os diferentes conhecimentos de um leitor para o outro, pois é através destes conhecimentos que os leitores produzem vários sentimos diferentes em cima do mesmo texto.

A leitura é o caminho para a descoberta de novos conhecimentos. Desde a infância desenvolvemos a mente, através da leitura, lendo desde gibis a livros de histórias infantis. Ler não significa identificar as palavras, mas fazê-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante.

A leitura não é uma atividade receptiva, é um processo no qual o leitor desempenha papel ativo, através da mobilização de seus conhecimentos, trazendo-os a um nível consciente e de desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura (Monteiro & Melo 2003).

Em nosso dia a dia, nos deparamos com uma enorme diversidade de textos. Basta sairmos às ruas que tão logo está confirmada esta ocorrência. São panfletos, outdoors, cartazes, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com