TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Monografias: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  5.770 Palavras (24 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 24

Etapa 1

Concepção de leitura, estratégias de leitura e leitura e a produção de sentidos

Numa sociedade globalizada é de fundamental importância a prática da leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes. Afinal, o que é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos. Porque as concepções de leitura variam conforme a visão do sujeito, de língua, de texto e de sentido.

Foco no autor é a língua como representação do pensamento. Neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

Foco no texto, por sua vez é a concepção de língua como código, como mero instrumento de comunicação. Nessa concepção a leitura exige do leitor o foco no texto para decodificá-lo.

Já o foco interação autor-texto-leitor é uma concepção interacional da língua. Para que haja produção de sentido, deve-se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

A leitura é uma atividade interativa de produção de sentido, o qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus conhecimentos. Desse modo o leitor é um construtor de sentidos e para isso é necessário o uso de estratégias, ou seja, o leitor estabelece relação com conhecimentos constituídos às novas informações contidas no texto, fazendo comparações, inferências, antecipação, avaliação... Etc.

È importante levar em consideração a "leitura e produção de sentido" para a interação autor-texto-leitor, os conhecimentos do leitor, relações pessoais, valores sociais e conhecimento textual são fundamentais. Como também é importante levar em conta o conhecimento do leitor, sendo assim podemos dizer que não existe unicamente uma leitura e um sentido para o texto, mas sim há uma pluralidade de leituras e sentidos.

Etapa 2

Gêneros Textuais

Os Gêneros textuais são as estruturas de um texto na forma escrita. Na sociedade procura atingir intenções comunicativas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Na Literatura, temos a poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.

Para a linguística, os gêneros textuais englobam todos os textos produzidos por usuários de uma língua como crônica, do conto, a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Encontramos em pesquisas na internet os seguintes gêneros textuais:

Reportagem veja on line de 21/05/2012

Texto 1

Governo deixou erradicação do analfabetismo de lado

Com quase 14 milhões de brasileiros sem saber ler nem escrever um bilhete simples, a presidente Dilma Rousseff deixou de lado o compromisso de campanha de erradicar o analfabetismo no País. O objetivo não aparece no Brasil Maior, o plano plurianual com as metas detalhadas do governo até 2015, recentemente enviado pelo governo ao Congresso.

Onze meses após a presidente ter assumido o compromisso em um debate na televisão, a erradicação do analfabetismo saiu de cena. Em seu lugar, o governo se compromete agora a "reduzir a taxa de analfabetismo, especialmente entre as mulheres, a população do campo e afro descendente".

O problema não é com a palavra erradicação, que se repete com frequência nos documentos do "Brasil Maior". O plano plurianual fala em erradicar a extrema pobreza, prioridade do governo, e também se compromete com a erradicação do trabalho infantil, do trabalho escravo, do sub-registro de nascimento, de pragas vegetais, doenças animais, da mosca da carambola e até de casos de escalpelamento.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que o compromisso do governo, fixado no Plano Nacional de Educação (PNE), é erradicar o analfabetismo até 2020. "É uma tarefa árdua", calcula o ministro, com base nos resultados obtidos até aqui de lenta redução do analfabetismo.

À reportagem, ele alegou que não se lembrava de ter ouvido Dilma assumir compromisso com o fim do problema, que ainda atinge quase 10% da população de jovens e adultos no País.

Os tipos de Gêneros Textuais:

Carta Argumentativa

• •carta pessoal

• •entrevista

• •reportagem

• •resenha crítica

• •Artigo de opinião

• •Carta do leitor

• • blog

• •e-mail

Texto 2

Reportagem Veja de 14/05/2012

Começa prazo para universidades aderirem ao ProUni

Instituições que fazem parte do programa têm isenção de impostos. Candidatos podem pleitear bolsas parciais ou integrais

As instituições de ensino superior interessadas em fazer parte do Programa Universidade para Todos (Pro Uni) podem se inscrever a partir desta segunda-feira por meio do site Sisprouni. O prazo vai até as 23h59 do dia 12 de junho de 2012.

Criado pelo governo federal em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em curso de graduação em universidades privadas. Em contrapartida, as instituições que aderem ao programa recebem isenção de impostos.

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), desde a criação até o primeiro semestre de 2012, foram concedidas cerca de 1 milhão de bolsas. Podem se candidatar ao benefício integral estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já as bolsas parciais são destinadas a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Nos dois casos, é preciso que o candidato tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou tenha sido bolsista integral na rede privada.

Há reserva de vagas para candidatos com deficiência e aos autodeclaradas indígenas, pardos ou pretos. O percentual de cotas é feito com base no número de pretos, indígenas e pardos do último censo do Instituto Brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com