TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Trabalho Universitário: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Com base nas informações contidas no livro texto e conforme pesquisa em sites que

referenciamos no final deste trabalho, entendemos que o atualmente, o processo de leitura é

como atividade dialógica – interação entre emissor (autor) e receptor (leitor) tendo o texto

como mediador.

Sendo que as concepções de leitura variam de acordo com a visão do sujeito (receptor),

baseada no seu conhecimento linguístico, textual e de mundo – “condição fundamental para o estabelecimento interação, com maior ou menor intensidade, durabilidade, qualidade”(Koch e

Elias,2006: 19).

Podemos apontar dentre essas concepções, três formas decorrentes das formas que se adote:

Concepção foco no autor: leva-se em conta a representação mental do autor, tendo o leitor,

função passiva;

Concepção foco no texto: o texto é visto e entendido como simples produto de codificação

cabendo ao receptor decodificá-lo;

Concepção autor-texto-leitor: interacional (dialógica da língua), os sujeitos são vistos como

atores sociais, ativos, o sentido do texto é construído através da interação texto-sujeitos.

A) Pontos Relacionados a leitura:

1. Concepção de leitura

O Ato de ler já nasce junto com o ser - humano, ao abrir dos olhos ele enxerga com reflexos o que está a sua volta, pois a leitura é o próprio ato de ver, na sua concretude. Ou representado por meio da escrita, do som, da arte, dos cheiros. A leitura é uma experiência cotidiana e pessoal representativa para cada pessoa.

Minha leitura é só minha incapaz de ser a do outro... A convergência total neste ponto inexiste, e é aí que se encontra o grande encanto da leitura, recheada de tantos outros, mas tão única para um só.

É por meio da leitura que conseguimos o domínio da palavra.

2. Estratégias de leitura

As estratégias de leitura são as formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão de um texto.

Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, isso acontece porque o individuo ainda não encontrou um meio estratégico para promover a sua leitura.

Existem algumas práticas que ajudam a despertar este interesse.

Por exemplo:

- Procurar ler o que é do interesse ou o que goste- pois é através desta prática que ele irá adquirir hábitos de leitura.

- Leitura em voz alta- enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.

-Representação visual dos acontecimentos- à medida que lê, o individuo faz reproduções mentais acerca dos fatos.

-Antecipação das informações- ou seja, o conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que lê. Este método causa tranquilidade e conforto.

-Identificar pontos principais no texto- ajuda o leitor a ter curiosidade de entender o que está acontecendo.

Para crianças que ainda estão em processos de alfabetização ou ainda não foram alfabetizadas, há diversas formas de estratégias.

Se ouvirem histórias, contos a ser contado de forma entusiasmada desperta o gosto pela leitura e a vontade de aprender a ler para obterem conhecimento de tudo que está relacionado.

Os professores são instrumentos eficientes para semear o prazer pela leitura, fazer dela algo prazeroso, uma prática social bem aproveitada. “Acredite: não é perca de tempo ler para quem ainda não aprendeu a falar”. (Júlia Priolli- Nova Escola)

Um exemplo são os bebês, eles podem não entenderem a história lida, mas com certeza a leitura em voz alta, fará com que eles entrem em contato com linguagens orais e escritas que serão importantes para o seu desenvolvimento; e se desde pequeninos caminharem neste contexto, quando chegarem à fase adulta terão certamente carregado consigo o hábito da leitura.

3. Leitura na Escola

4. Elaboração sobre o texto:

Os professores tem um grande desafio com os leitores da escola, ler, aprender a ler, fazer com gostem da leitura, tenham interesses pelos livros e torne prazerosa a ação de ler, e que livro indicar.

Batista e Galvão destaca-seno artigo em questão dois modelos de leitura entre os últimos anos do século XIX e as primeiras décadas do século XX. O primeiro modelo apoiava-se nos livros “enciclopédicos” para fazer trabalhos como de ciências, a história, e geografia etc. O segundo modelo identificava o livro de leitura aos ensinamentos morais e cívicos. Segundo os autores em 1921, surge o panorama Narizinho Arrebitado de Monteiro Lobato.

Já no anos 70, a escola volta-se aos gêneros não escolares, o jornal, a revista, os quadrinhos e as bulas de remédios, folhetos de propaganda.

Surge a Biblioteca de Classe tema dos anos 80, para a importância da biblioteca escolar na construção de uma educação mais moderna. Tornar uma prática escolar possível e desejável, possibilita o trabalho com a leitura de narrativas longas e a de textos curtos, romances e novela, a interação do aluno com os livros, trazendo a leitura – prazer. A diversidade de gostos e forma de ler, sociabilidade em torno do livro, estimula os alunos à uma aprendizagem mais ativa e coletiva. Na sala ambiente ampliar a diversificar-se um acervo de revistas, gibis, recortes de jornal, livros didáticos, vídeos e CDs. Sendo capaz de reorientar as relações dos professores e dos alunos.

A leitura é uma atividade complexa que envolve o sujeito: seu cotidiano, seus interesses, suas curiosidades, suas intimidades, seus segredos e afetos. Exploração direta, manual, corporal e visual.

A Biblioteca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com