TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigos Científicos: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Aline Miguel Ramos Balbino RA: 715152807

Cátia Aparecida dos Reis RA:6783375306

Giuliana Delon Rodrigues RA: 6787381013

Luciméia AP Rosa de Lima RA: 6579298729

Márcia Helena Baião Andrade RA : 7121497148

TUTOR A DISTANCIA: Adalgisa Bergamim Diples

PROFESSOR A DISTANCIA: Dr Luiz Roberto Wagner

Unidade 1 Belo Horizonte pedagogia, 19 de junho de 2013.

Introdução

A linguagem humana pode ser conhecida como a apresentação do mundo e do pensamento, formada em um código através do qual os homens recebem e interpretam mensagens que refletem seus pensamentos e seus conhecimentos de mundo.

A leitura é fundamental e cultivar o hábito de ler é extremamente importante.

Sabemos também que o homem se torna livre por meio da palavra, seja ela de que forma for, e através da leitura podemos descobrir um mundo novo.

Quando lemos ampliamos nosso conhecimento.

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

A leitura é muito importante. As formas de concepção são basicamente encontradas no foco do sujeito. Sendo que o autor da linguagem se da o foco no texto.

A leitura entre jovens, crianças e adultos, tem como objetivo de leitura e formar bons leitores de estimular o hábito. Pesquisadores no centro dessa compreensão,

Levantam questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler?

Essas questões poderão ser encontradas de diferentes maneiras. O sujeito tem como a língua como representação do pensamento.

Temos o sujeito que é o receptor, que é o recebedor de ideias, é uma forma de comunicação de transmissão.

Através das experiências com a leitura dialogamos, socializamos com meio social e cultural.

A língua é o principal código de tradução, pelo sujeito para expressar, interpretar é uma ação, uma tentativa de transformação social.

“A teoria de vygostsy (1991), tem por base o desenvolvimento do individuo como resultado de um processo sócio- histórico, enfatizando o papel de linguagem e dar aprendizagem nesse desenvolvimento.”

Conceito de produzir e receber, a leitura é o caminho da interação entre o caminho da interação entre emissor e o receptor. E uma maneira que se se alia a aliança de inter-relação (é uma forma interna de relação de si mesma).

É um meio de inserir o sujeito na sociedade. Com relação os fatores de compreensão da leitura é importante apresentar os grupos de comunicação necessária para compreender e aprender.

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA ÉPOCA

REPORTAGEM OS DESAFIOS DA IGREJA DE FRANCISCO

CRIME CONTRA AS CRIANÇAS

“Por quase três décadas, desde os anos 1980, a igreja católica colecionou denúncias de pedofilia em suas fileiras, sem reagir com a indignação ou a energia necessárias. Agora, o problema explodiu.

Surgiram evidencias de que, em varias situações, a hierarquia esteve mais preocupada em evitar escândalos que em proteger crianças. Joseph Ratzinger, enquanto ainda cardeal, na Alemanha foi acusado de esconder o caso de um padre que abusara de mais de 200 crianças surdas-mudas e de permitir que ele continuasse no sacerdocio, apto a aproximar-se de outras crianças.

Na Irlanda, na Áustria e nos Estados Unidos, mas também no México e na Alemanha, sucederam-se denuncias contra religiosos que usavam sua posição na comunidade para aproveitar-se das crianças de até três anos de idade. O padre Marcial Maciel,mexicano foi acusado de ter violentado discípulos e atacado sexualmente seus próprios filhos ao longo de década.Morreu livre, em 2008, apesar das evidencias contra ele.Nos Estados Unidos há,3 mil processos nos tribunais contra a igreja, ela pagou US$1,1 bilhão em indenizações a 1.551 vitimas sexuais dos padres. Oito dioceses americanas se declararam falidas, devido aos processos por abuso sexual. O abismo moral que esse comportamento criou entre a igreja e seus fieis é maior que os prejuízos financeiros. “Na Alemanha, um dos motores do catolicismo mundial, a onda de indignação causada pelas denuncias de pedofilia levou milhões de pessoas a si distanciar da igreja.”

Revista época, 18 de março de 2013.

Thais Lazzer.

Gêneros textuais ou discursivos presentes nesta reportagem

Composição: artigo

Conteúdo: denuncia

Estilo: informativo

Elementos coesivos ou mecanismos de coesão

Palavras como preposições, conjuções e pronomes possuem a função de criar um sistema de relações,referências e retomadas no interior de um texto, garantindo unidade entre as diversas partes que compõe. Essa relação, esse entrelaçamento de elementos no texto recebe o nome de coesão textual.

A coesão textual ocorre quando a interpretação de elemento no discurso é dependente da de outro, um pressupõe do outro.Há portanto, coesão, quando seus vários elementos estão articulados entre si,estabelecendo a unidade em cada uma das partes,ou seja entre os parágrafos.

Os mecanismos de coesão são os meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com