TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigo: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Apesar da grande importância que a literatura exerce na vida da criança, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas ideias, em geral, elas não gostam de ler e fazem-no por obrigação. Mas afinal, por que isso acontece? Talvez seja pela falta de exemplo dos pais ou dos professores.

O que se percebe é que a literatura, bem como toda a cultura criadora e questiona-dora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação dos professores. A formação acadêmica, infelizmente não dá ênfase à leitura e esta é uma situação contraditória, as salas de aula brasileira estão repletas de pessoas que apesar de não ler, tentam ensinar.

Até as duas primeiras décadas do século XX, as obras didáticas produzidas para a infância, apresentavam um caráter ético-didático, ou seja, o livro tinha a finalidade única de educar, apresentar modelos, moldar a criança de acordo com as expectati-vas dos adultos. A obra dificilmente tinha o objetivo de tornar a leitura como fonte de prazer, retratando a aventura pela aventura. Havia poucas histórias que falavam da vida de forma lúdica, ou que faziam pequenas viagens em torno do cotidiano, ou a afirmação da amizade centrada no companheirismo, no amigo da vizinhança, da escola, da vida.

Grande parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática, ou seja, uma relação de interesse entre editora, escola e, até mesmo, professor. Convém deixar claro que esse tipo de atitude não é de forma generalizada, pelo contrário, existem educadores que realmente desempenham seu papel de maneira responsável, desenvolvendo estratégias e diferentes formas de realizar uma leitura eficiente.

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporci-ona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. quan-do as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimen-tos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito.

A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informa-ções. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.

É preciso trazer para a sala de aula diferentes linguagens que revelem a multiplici-dade de formas de expressão e de leitura disponível ao leitor. Um bom exemplo é a utilização da linguagem literária que, devido à sua natureza fortemente marcada pela ficcionalidade e verossimilhança, propicia um estágio de identificação e afastamento entre o leitor e o texto lido. Esse processo abre a possibilidade do professor questio-nar junto com seus alunos os universos discursivos presentes nas obras. Seja por meio da prosa ou da poesia, a linguagem literária fornece elementos pedagógicos produtivos no que tange à construção do gosto pela leitura.

Professores que oferecem pequenas doses diárias de leitura agradável, sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com