TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Dissertações: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

Sumario

1 – Introdução_______________________________________________________03

2 - Etapa1°:Leitura e Produção de Texto___________________________________04

3 – Etapa 2°: Gêneros Textuais os Mecanismos de Coesão _____________________05

4 – Etapa 3°: Diferentes Tipos de Textos________________________________06 e 07

5 – Etapa 4°: Reforma Ortográfica_____________________________________08 e 09

6 – Conclusão________________________________________________________10

7 – Referências_______________________________________________________11

Introdução

Neste Trabalho será exposto acerca de Leitura e Produção de Textos, realizando reflexões e questionamentos, sobre como professor e aluno podem apreender e compreender, a Reforma Ortográfica, os Gêneros e Tipos Textuais,vivenciados na sociedade atual, utilizando-se de modernas ferramentas de comunicação, donosso cotidiano que assim, consequentemente contribuirá para a formação de bons leitores e escritores.

Leitura e Produção de Textos

Concepção de Leitura – É um fenômeno social, uma atividade de construção de sentidos e de caráter dialógico.

Estratégias de Leitura

Previsão

Antecipação do ato de ler

Resumo

Esquematização

Sistematização de Informação

Leitura e Produção de Sentidos

Ler,aprender, compreender, buscar o conhecimento, tornando-se um bom leitor e escritor na sociedade atual.

Refletiremos acerca da utilização de diversas ferramentas, que poderemos realizar atividades com distintos gêneros e tipos textuais.

O que utilizar? Como utilizar?

Retroprojetor, Computador, DVD, Data show, Receita, Música, Teatro, Poema, Conto, Assistir ou Fazer um Filme, Blog, Chat, Hotmail, Rede Sociais, ferramentas atuais, enfim mesmo com tanta diversidade, o livro é o foco, a biblioteca o salão do saber que alimenta o nossointelecto, os nossos conhecimentos.

Redigir tipos textuais sobre o conteúdo exposto, qual a mensagem quero transmitir?

Qual o objetivo do texto ou livro em questão? O professor deve debater com os alunos, para fixarem ainda mais o tema, qual sua opinião? Seu ponto de vista? Exponha-os.

Podemos afirmar que, quanto mais o professor instigar, o aluno a questionar o texto ou livro, melhor será assimilado, através das atividades propostas.

Segundo, SILVA,L.L.M. da. leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe.(2009).Doutora da UniversidadeEstadual de Campinas.

Conclui-se que, a aula destinadaao ensino de leitura, tem a finalidade de enfatizar, que a leitura é uma herança, um legado adquirido, e/ ou deixado de maneira única ou distinta, para

cada leitor que o interpreta de acordo com seu contexto, sua estrutura, seu tema, seu conhecimento de mundo, em qualquer tempo e lugar.

Explorar os gêneros e tipos textuais é função primordial do professor, papel fundamental, no processo contínuo, do aluno, como um novo leitor e escritor.

Segundo (SILVA, 2009)

-Nós professores, temos sido confrontados insistentemente com os desafios da formação dos leitores na escola. Como e quais competências em leitura desenvolver? Como desenvolver o gosto pela leitura? Como tornar interessante o livro? Prazerosa a ação de ler? Que livros indicar? Como transformar esta atividade em algo com mais sentido para os alunos? Onde buscar respostas para essas questões? Há respostas certas? Atropelados por essas e muitas outras questões ligados ao ler na escola, podemospensar que se houver maior clareza quanto ao quê e ao como fazer, maiores são nossas chances de acertar. Em certo sentido isso é verdade. Quanto maiores forem os nossos recursos materiais e pessoais para organizar a chance de tornar mais adequada, mais consciente e pulsante nossa prática docente como professores de português.

Esta apresentação procura argumentar em favor de uma aula destinada ao ensino de leitura, que é a aula biblioteca de classe, no quala prioridade não é o desenvolvimento de competência, da influência na leitura, da intelecção dos textos, do apuro da critica. Antes, um espaço tempo curricular que admite a professora e alunos, percursos distintos pelos livros e pela leitura, potencializando a relação necessária do sujeito com um conjunto de aspectos que confiram a pratica de ler, inclusive aqueles ligados à sua subjetividade. Convém ressaltar, de inicio, que embora a leitura seja uma atividade tão universalmente reconhecida e compartilhada a ponto de considerarmos um bem já natural e um valor absoluto, ela não é e não pode ser tomadacomo uma prática sempre igual para todos, em todos os tempos e lugares.

Assim ler, aprender a ler, ou ainda, formar leitores não teve ao longo da historia e a historia da educação escolar um mesmoe único entendimento ou sentido, uma mesma e única finalidade ou forma de acontecer.

Isso quer dizer que em diferentes momentos, perguntas como as que formulamos acima e possivelmente outras receberam repostas diferentes daquelas que imaginamos possíveis hoje.

A partir desta argumentação, conclui-se que ler é uma experiência compartilhada, mutável, porém, observada e vivenciada de maneira distinta para cada leitor ao longo da historia e quanto à biblioteca é um espaço para entrelaçar conexões entre a diversidade do saber.

Gêneros Textuais

A definição de GêneroTextual é a estrutura com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos.

Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com