TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Monografias: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 9

PEDAGOGIA

1° SEMESTRE

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Fagna Eliene Silva Neves RA: 432655

Franciele Nogueira Merli RA: 423505

Janaina de Souza RA: 430158

Tamiris Cristina Miranda RA: 417007

TUTORA: LIA MARA GOMES TEODORO FREITAS

AMERICANA –SP DIA 18 DE JUNHO DE 2013

A importância da Leitura

Por acreditarem na ideia de que ler é uma tarefa fácil, muitos educadores deixam os estudantes sem ajuda nesse momento. A leitura ainda é desafiadora pois infelizmente não a habito leitura frequentemente , por parte dos educandos, para formar leitores autônomos , cabe os professores ouvir o que os alunos entenderam sobre os textos.

Na escola os professores passam constantemente pelos desafios de desenvolver uma leitura prazerosa, torna-la interessante, as pessoas que fazem o uso da leitura, ampliam sua visão assim adquirindo aptidão, em um contexto e conhecimento de mundo.

É importante cultivar o habito da leitura entre o educandos, é o papel da escola incentivar , pois só assim será formado leitores competentes .

A leitura é entendida como atividade de capacitação das ideias do autor, sendo assim é uma atividade na qual é levada em conta as experiências, e assim exigindo bem mais que o conhecimento cognitivo linguístico do leitor, indo além de uma simples decodificação, interpretando de maneiras diferentes através dos sentidos .

Só o leitor pode tornar algo insignificante em algo significante. No sentido da leitura, tanto o autor quanto o leitor, traz consigo uma bagagem cultural (os costumes, crenças, valores...)

Não é proibido dizer qual é a visão do autor, porem é necessário ensinar os alunos a ler para que façam isso sozinhos.

As escolas, como incentivo a leitura, apoiam cada vez mais as aulas de biblioteca de classe, a prioridade não é desenvolver somente competências da influência na leitura; Mas também serve como incentivo para os alunos usarem cada vez mais o habito da leitura.

Com a leitura além de mudar a visão de várias maneiras, ajuda os alunos no auxilio de uma visão mais correta , culta da escrita. Mas muitos educadores por acreditarem na ideia de que ler é uma tarefa fácil, acabam falando em deixarem os estudantes sem ajuda neste momento.

Os gêneros textuais

Os gêneros caracterizam-se mais por suas funções comunicativas, que está vinculado com a vida cultural e social no nosso cotidiano, e surge de acordo com nossas necessidades, que hoje expande-se com a tecnologia, principalmente com a internet onde aparece novos gêneros de forma oral e escrita.

Assim como os gêneros surgem , proliferam, eles modificam para atender as sociedades socioculturais e as inovações tecnológicas. Assim possibilita cada um interagir de forma conveniente ao ler ou , escrever bem um texto.

Um gênero é relativamente estável de enunciados presentes de acordo com certa forma e composição, são dinâmicos e sofre variações na sua constituição que em muitas ocasiões resultam em outros gêneros .

É possível encontrar as formas e padrões utilizadas para a estruturação do todo em:

-Jornais

-Páginas da internet

-e-mail

-Orkut

-Relatórios

-cartas

-receitas culinárias

-Tirinhas

-Poesias

-Cardápios

-Resumo

-Artigo

-Anúncio

-conto

-Piada

-Lista

-Bilhete

-Bula de remédio

-Crônica

-Teatro

-Reportagem

-Notícia

Artigo: sua característica , contém um titulo polêmico ou provocador , expõe suas ideias ou ponto de vista sobre determinado assunto

Omissão lamentável

A reportagem do Globo comete uma omissão lamentável, indigna do jornalismo que ainda se pratica por ali. As comunidades terapêuticas são regulamentadas por portarias da ANVISA há mais de uma década. É UMA FORMA DE COMPLEMENTAR O TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, E O EIXO TERAPÊUTICO, COMO O NOME INDICA, É A CONVIVÊNCIA, O COMPARTILHAMENTO DO COTIDIANO. Para tanto, não há a necessidade ou a obrigatoriedade da presença de médicos ou de outros profissionais da área de saúde, embora, no Brasil, muitas vezes, seja adotado um modelo “misto”, em que estes profissionais têm uma função.

Tirinha: anunciados curtos onde o conteúdo esperado é a critica humorada a coisas do mundo , modo de comportamentos valores sentimentos .

O muro caiu, mas a amoralidade da esquerda sobrevive.

Anúncio: O emissor tem o objetivo de convencer o receptor sobre a boa qualidade de um determinado produto convencendo-o a adquiri-lo.

VIAGEM E TURISMO. Aqui você encontra os melhores e mais completos roteiros no Brasil e no mundo, com dicas para você programar suas férias: hotéis, restaurantes, compras, passeios e muito mais!

Assine já e aproveite as facilidades .

Bula de remédio: é um texto informativo, que trás instruções sobre o uso do medicamento, ela fornece informações específicas sobre a sua composição químicas precauções /cuidados com o uso e acondicionamento

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES - DIPIRONA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com