TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigos Científicos: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

Quando falamos em estrutura de sistema de ensino, falamos em um conjunto de unidades relacionadas entre si e constituem um todo. Mesmo sendo um conjunto integrado cada sistema mantém sua individualidade e sua especificidade.

O sistema de ensino diverge com vários outros sistemas sociais, como o político econômico, cultural, religioso, etc. Esses sistemas articulam e se relacionam, influenciam e sofrem influencias.

Este contato e fruto das condições históricas, ideológicas econômicas e políticas existentes na sociedade, podendo ter maior influencia sobre os demais.

Ainda, o educador Demerval Saviani (1987) aponta três condições básicas para a construção do sistema educacional: conhecimento dos problemas educacionais, o conhecimento das estruturas da realidade e uma teoria da educação. Seguindo essa linha argumentável ele conclui que o Brasil não possui um sistema nacional de educação onde anos apresenta quatro hipóteses explicativas para essa ausência: a primeira é que a estrutura da sociedade de classes dificulta uma práxis internacional coletiva; a segunda consiste na existência de diferentes grupos de conflitos; a terceira a importação da cultura de outros países não levando em conta a realidade da sociedade brasileira; a quarta é a insuficiência teórica dos educadores, uma vez que apenas adequada.

Desenvolvimento

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN 9.394/96)

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.

São ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organização autorizadas nesta Lei.

O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral. Determina

Que a formação de professores para.

Todo o nível da educação básica deve

Englobar um amplo espectro formativo,

Dentre os quais, preparar o docente para:

•O ensino visando à aprendizagem do aluno;

•O acolhimento e ao trato da diversidade;

Parâmetros curriculares nacionais (PCN) Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN — são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país.

O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.

Para corresponder aos propósitos explicitados nestes parâmetros, a educação escolar deve

Considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da

Qualidade de ensino e aprendizagem Desta forma, a atuação do professor em sala de aula deve levar em conta fatores social,

Culturais e a história educativa de cada aluno, como também características pessoais de déficit.

Sensorial, motor ou psíquico, ou de superdotação intelectual. Deve-se dar especial atenção ao

Aluno que demonstrar a necessidade de resgatar a autoestima. Trata-se de garantir condições de

Aprendizagem a todos os alunos seja por meio de incrementos na intervenção pedagógica ou de

Medidas extras que atendam às necessidades individuais

Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-racionais e para o ensino de historia e cultura Afro-brasileira e Africana A partir do crescimento do interesse de professores e secretarias de educação na organização de políticas de combate ao racismo, este artigo procura discutir e apresentar alguns subsídios para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino das Relações Étnico-Raciais e de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovadas em 2004. Entendemos as Diretrizes como: uma importante estratégia pedagógica para levar à escola, pela primeira vez, a discussão das relações raciais no Brasil, tantas vezes silenciada ou desqualificada pelas avaliações de que o Brasil era uma democracia racial. Devemos especial atenção aos limites e possibilidades de trabalho com os conceitos de cultura afro-brasileira e identidade negra.

Referencia curricular nacional para educação infantil, volume 1. Estes volumes pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças brasileiras, favorecendo a construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país.

Titulo: colégio Imperatrice, peça teatral dia das mães.

Disponível: WWW.youtube.com.br

Acesso em: 14/04/2014

Nesta peça teatral as crianças da escola Imperatrice homenageiam suas mães contando o que acontecia com ela enquanto estavam nas barrigas de suas mães e o que sentiam, e então terminavam a peça dizendo que suas mães eram anjos.

Analisando a apresentação feita pelo os alunos do colégio imperatrice em homenagem ao dia das mães, podemos observar que sempre que falavam das mães eram de um modo geral, como se defendessem o mesmo ponto de vista,o que pode ser interpretado como indicadores de que a metodologia usada com esses alunos é no minimio obsoleta, originada de um sistema educacional onde o professor era o detentor absoluto de todo conhecimento e não havia uma integração entre ambos. Neste modelo educacional que vem sendo combatido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com