TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 3

Textos acadêmicos referem-se a textos com os quais lidamos, no dia a dia de nossos estudos, na universidade, com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos científicos sobre determinado assunto, ou que produzimos para registrar os estudos realizados. Assinale, nos parênteses, (V), para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas, considerando o foi estudado acerca dos textos acadêmicos. Em seguida, marque a alternativa que contempla a sequência correta.

( v ) Entre os diversos tipos de textos acadêmicos, podemos mencionar, como exemplos: artigos, resenhas, relatórios, monografia, dissertação e resumo. Eles têm a finalidade de comunicar fatos, fenômenos estudados e resultados de investigação científica.

( f ) Outros exemplos de textos acadêmicos são os editoriais e as parábolas, pois, além de possuir um caráter científico, eles divulgam informações e viabilizam a formação de opiniões.

( ) Os textos técnicos e científicos, também considerados como acadêmicos, são os mais indicados como referência para a ampliação das reflexões realizadas em sala de aula com colegas e professor ou para subsidiar a pesquisa e o conhecimento do que já se produziu sobre assuntos de interesse para a sua formação profissional.

( ) Os textos acadêmicos são muito explorados pelas instituições de ensino e são adequados aos estudos que os alunos e os professores desenvolvem para a progressiva ampliação de conhecimentos, necessários à formação profissional.

( ) Como a universidade é um espaço de pesquisa, de produção e de difusão de conhecimentos acumulados ao longo da história da humanidade, os textos que circulam no espaço universitário, consequentemente acadêmicos, são os mesmos que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho ou em casa.

Alunos de medicina sofrem de estafa física e emocional

Mais de 40% dos estudantes de terceiro ano de medicina nos Estados Unidos têm sintomas moderados ou severos da síndrome do "burnout", termo que caracteriza esgotamento físico ou mental e está ligado à estafa profissional.

Segundo pesquisadores da Universidade Emory, nos EUA, o resultado sugere que o problema, comum em profissionais da saúde, se desenvolve progressivamente ao longo da educação médica.

Para chegar à conclusão, os autores avaliaram 249 estudantes, que responderam a perguntas de um questionário padrão. A pesquisa mostrou que os sintomas começam a se instalar já no primeiro ano. 20% dos entrevistados apresentavam o problema no início da sua formação.

Aqueles que relatavam maiores níveis de estresse e baixo suporte emocional tiveram o dobro de chance de apresentar altos índices de "burnout" do que os alunos que sentiam ter mais controle sobre suas vidas ou algum tipo de apoio psicológico.

ALUNOS de medicina sofrem de estafa física e emocional. Folha.com. Equilíbrio e saúde. 23 ago. 2010. Acesso em mar. 2014.

Partindo do pressuposto de que todo texto possui um propósito comunicativo, ou seja, uma intenção, podemos afirmar que o objetivo principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com