TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Ler está constantemente presente em nossas vidas, nos deparamos com textos de anúncios, placas, avisos, jornais todos os dias, e sabemos da necessidade do hábito de leitura e para entender o porquê disso, precisamos compreender o que é ler, para que ler e como ler.

Ler não está apenas ligado ao leitor entender a ideia que o leitor quer passar, não é somente captar as ideias transmitidas. Ler também não é somente decodificar o texto, letra por letra, palavra por palavra, sem entender o sentido, o porquê do texto. Mas leitura consiste na junção de três elementos: autor, texto e leitor. É preciso que o leitor relacione as ideias do autor com as suas, com seus conhecimentos, busque o entendimento e o sentido do texto e que tenha em mente que o texto, a linguagem é o veículo de comunicação entre o autor e o leitor.

Para o texto fazer sentido o leitor dispõe de algumas estratégias de leitura que facilitarão esse processo. Ele antecipadamente precisa organizar suas ideias sobre o tema tratado, conhecer o autor, o meio em que o texto foi veiculado, o gênero textual e o titulo, esses elementos farão com que a produção do sentido flua melhor.

Durante a leitura essas estratégias ainda estão presentes e facilitam o entendimento do texto. No começo surgem elementos que sustentam o desenvolvimento do conteúdo, caracterizando personagem, temas, lugares e assim o leitor se antecipa, se questiona, até que se desenvolva a ideia principal e mesmo assim até o fechamento é necessário esse questionamento, isso faz com que o texto ganhe sentido. As duvidas, as criticas e a avaliação faz com que o leitor e o autor interajam através do texto.

O meio, a cultura em que o leitor está inserido, também fará com que o sentido do texto mude, cada leitor tem uma visão de mundo diferente, cada um vê e tem opiniões diferentes sobre cada assunto. E o texto também tem a função de ser entendido de diferentes modos, dependendo do jeito que está disposto, de como as ideias estão explicitamente reveladas, e o que está implicitamente sugerido, isso é o leitor que vai desvendar, o leitor que vai entender de cada maneira.

O autor pode usar na criação do texto elementos linguísticos, conhecimentos específicos, que limitaram o texto a certos tipos de leitores, encaminhando ao texto um publico alvo, a quem ele busca atingir. Assim, ressalta-se que há a necessidade de interatividade entre o autor, e sua intenção, o texto e os recursos utilizados para escrevê-lo e o leitor e seus conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com