TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigo: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEPÇÃO DE LEITURA

Ler não pode ser um ato mecânico, pelo contrário, deve ser um ato prazeroso, algo que não seja visto como uma obrigação. É acima de tudo um ato de raciocínio, para captar os significados que não aparecem diretamente no texto, é uma atividade extremamente rica e complexa, um processo de descoberta, assimilação de conhecimento, interiorização e reflexão.

A compreensão depende muito da bagagem cultural do individuo, onde se deve procurar ler algo que tenha ver com cada um individualmente, pois para aprender a ter o hábito da leitura é preciso ler aquilo que lhe dá prazer, mesmo que isto seja um jibi.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

As estratégias de leitura dizem respeito as formas utilizadas pelo leitor, para facilitar a compreensão das informações de um texto, onde cada um adota procedimentos diferentes, uma vez que, nem todos assimilam conhecimentos da mesma forma.

Muitas pessoas encontram dificuldades em ler por se tratar de uma atividade cansativa, monótona e difícil. Isso ocorre por que na maioria das vezes, o individuo não encontrou um meio estratégico de realizar sua leitura.

Em primeira lugar como jaó foi dito devemos escolher ler algo que tenha a ver com a gente, para que a leitura seja feita com prazer.

Podemos encontrar várias formas de estratégias para uma boa leitura e assim despertar o interesse, entre elas podemos citar:

Leitura em voz alta – facilita a concentração;

Exposição de pensamentos – o leitor expõe, verbaliza o que está o que está pensando a respeito do que lê;

Identificação dos fatores chaves – identificar os fatores mais importantes da narrativa;

Representação visual dos acontecimentos – a medida que lê, o individuo faz reproduções

mentais acerca do que lê;

Questionário – fazer perguntas sobre o texto;

Resumo – fazer uma síntese do texto a medida que lê;

Estas práticas produzem gosto pela leitura, tornado-a mais prazerosa e satisfatória.

02

LEITURA E PRODUÇÃO DOS SENTIDOS

A leitura é a atividade de produção de sentido. A partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o outro e a linguagem o leitor faz um trabalho de compreensão e interpretação. Ativamos nesta atividade, lugar social, vivências, relações com o outro, valores e conhecimentos textuais.

A língua como representação de pensamento, neste sentido a leitura é entendida como capacidade de captação das idéias do autor, sem levar em conta o conhecimento do leitor, como código, o texto é visto apenas como um simples produto de codificação e decodificação, já como interação autor - texto - leitor, a leitura é uma atividade na qual se leva em conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com