TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Dissertações: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégias de leitura

Há três estratégias para se lidar com palavras escritas: a logográfica, a alfabética e a ortográfica, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos.

• Fase Logográfica: Na Fase Logográfica, a criança utiliza apenas algumas das letras que compõem a palavra para associá-las à semântica que define a palavra.

• Fase Alfabética: Com o progredir do aprendizado, a criança passará a utilizar uma quantidade maior de letras para identificar todas as palavras que está aprendendo a ler.

• Fase Ortográfica: Somente depois que a criança começou a desenvolver uma escrita silábica é que devemos começar a cobrá-la pelas regras de ortografia. Geralmente, tal treino deve ser feito somente a partir da 2 série.

Leitura e a produção de sentidos

É este processo que vai permitir e garantir a organização dos sentidos elaborados pelo indivíduo na sua relação com o texto. É a partir dele que o estabelecimento da relação entre as partes do texto e entre estas e o contexto torna-se possível, fazendo dele uma unidade aberta de sentido.

Acredita-se que, além de favorecer a organização das relações de significado dentro do texto, o processo inferencial permite destacar a malha ou teia de significados que o leitor é capaz de estabelecer dentro do horizonte de possibilidades que é o texto. Essas relações não são aleatórias, mas se originam no encontro-confronto de dois mundos em situação de leitura: o do autor e o do leitor e a atividade inferencial é um fator essencial no processo de comunicação e compreensão em geral, podendo a mesma ser descrita como um ato inteligente que envolve raciocínio lógico e criativo, e que é levado a efeito através da junção de informações novas e antigas, possibilitando o surgimento de novas intuições ou conclusões. Como atividade cognitiva e intencional que é, a inferência é uma habilidade essencial na tomada de decisão em situação-problema.

As inferências são processos cognitivos que implicam a construção de representação semântica baseada na informação textual e no contexto, sendo justamente a capacidade de reconhecimento da intenção comunicativa do interlocutor, e mais precisamente do autor, no caso do texto escrito, que caracteriza o leitor maduro e, portanto, crítico, questionador e reconstrutor dos saberes acumulados culturalmente.

Por conseguinte, falando-se de uma perspectiva de leitura enquanto ato comunicativo e construtivo, que é a que tem sido considerada aqui, o leitor maduro é aquele que sabe utilizar adequadamente todas as informações disponíveis, estabelecendo ligações relevantes entre a informação textual e o seu conhecimento prévio, sem privilegiar ou desprezar qualquer desses canais de informação. Na atividade de negociação, contextos cognitivos surgem e se modificam a cada momento da interação comunicativa, exigindo dos interlocutores uma constante revisão e ajustamento aos novos contextos, os quais, por sua vez, promovem a constituição do sentido e do sujeito, favorecendo a mudança, a transformação e a construção de conhecimento.

Interpretar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com