TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Monografias: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 13

RUÍDO: PRESENÇA, INTERFERÊNCIA E CONSEQUÊNCIA.

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar e descrever o processo da comunicação, explanando detalhadamente seus elementos, ou seja, emissor, receptor, código, canal, mensagem, e referente. Explicando o conceito e a relevância destes durante o processo. Todavia, o trabalho relata como a presença desses elementos não torna, obrigatoriamente, o processo eficiente, ou seja, com feedback[6]. Partindo deste pressuposto, o foco deste artigo é o ruído, suas causas, suas consequências e os métodos de evitá-lo, já que, é necessário estudar o que provoca as falhas no processo da comunicação e como podemos impedir esses problemas. Ao longo desse trabalho faremos elucidações e exemplificações sobre os diversos motivos que levam ao ruído, assim como, dissertaremos sobre prejuízos causados por este. Finalizaremos com propostas para diminuir ou evitar a ocorrência do ruído durante o processo de comunicação.

Palavras-chave: Teoria da Comunicação. Mensagem. Ruído.

Abstract

This paper aims to analyze and describe the communication process, explaining in detail its entirety, ie sender, receiver, code, channel, message, and referent. Explaining the concept and relevance of the process. However, the paper reports the presence of these elements does not, necessarily, the process efficient, ie, with feedback. Under this assumption, the focus of this article is the noise, its causes, consequences and methods to avoid it, since it is necessary to study what causes the failures in the communication process and how we can prevent these problems. Throughout this work we will make clarifications and examples on the various reasons leading to noise, as well as elaborate on the damage caused by this.

Key words: Communication Theory. Message. Noise.

INTRODUÇÃO

A informação é a redução da incerteza sobre determinado assunto, sendo assim, quanto mais possibilidades de resultados, maior será a carga de informação contida na mensagem. A informação está ligada à ideia de novidade, improbabilidade, algo que não acontece normalmente em nosso dia-a-dia, ocorrendo através de um processo de comunicação onde exista emissor, código, canal e receptor.

O processo de comunicação ideal é o que ocorre feedback, resposta a mensagem recebida, porém ele só é estabelecido se a mensagem chegar ao receptor sem ruído, ou seja, sem elementos que a prejudique, sem a presença de algo que não faça parte da mensagem. No entanto, o ruído pode ser mais ou menos frequente na mensagem, sua presença vai depender do tipo de canal, pois alguns possuem mais vulnerabilidade do que outros. O entendimento errado da mensagem pode trazer efeito contrário ao desejado pelo emissor.

A redundância é um dos recursos que minimiza a presença de ruídos, bem como, ter domínio sobre o código no qual se estabelece a mensagem, já que este código foi criado para facilitar a comunicação entre o emissor e o receptor, servindo, portanto, de fator para a ausência de ruído. O código pode ser linguístico, gestual, ou através de qualquer outro meio em que o emissor e o receptor utilizem para emitir a mensagem, no entanto, ambos devem ter o conhecimento prévio do código para assim terem total compreensão da mensagem.

Nestas palavras desejamos propor uma breve recapitulação dos elementos envolvidos num processo de comunicação. A priori, ao diagnosticá-los e distingui-los partimos para o objetivo deste artigo que é detectar as possíveis interferências durante a comunicação e que danos o processo comunicativo pode sofrer por estas. Num segundo momento, este artigo deter-se-á em detectar as circunstâncias em que a mensagem sofre interferência de meios externos ao processo e que prejuízos isso pode-lhe causar.

1. Elementos da comunicação

A necessidade de comunicar-se perdura na origem do homem visto a tentativa de fazer-se entender e transmitir seu pensamento. Este fazer-se compreender é identificado através da emissão de uma mensagem entre interlocutores, possibilitando desta forma o desenvolvimento de processo comunicativo entre os indivíduos.

Neste sentido, portanto, distingue-se um dos elementos presentes num ato comunicativo, a mensagem. Esta pode ser transmitida de diversos modos, tais como: por palavras, gestos, desenhos, etc. Em cada situação um elemento pode ser ressaltado dado à pluralidade das competências comunicativas dos interlocutores.

Para Santos (2010, p.10) os estudos de comunicação podem privilegiar o emissor, a mensagem, o código utilizado, o meio que difunde a comunicação, o receptor ou o efeito desse processo. Desta forma, quando um emissor transmite uma mensagem a um receptor utilizando-se de um meio (ou canal) podemos afirmar que se estabeleceu um processo de comunicação. Assim os elementos presentes neste processo (emissor, receptor, mensagem, canal, o contexto e o ruído) sofrem direta influência da intencionalidade e da receptividade da mensagem. Os elementos linguísticos, paralinguísticos, extralinguísticos e cinésicos são fatores influentes para o êxito do processo comunicativo.

Um diagnóstico preliminar pode ser previsto quanto às interferências ou ruídos num processo comunicativo. De certo é que no emissor ou ainda no receptor existem algumas circunstâncias capazes de aumentar ou prejudicar a comunicação. O emissor necessita utilizar capacidades codificadoras que lhe permitam, por exemplo, dispor as palavras de forma a expressar com evidencia as ideias, empregado as regras gramaticais corretamente, pronunciando as palavras com clareza, bem como, conseguindo utilizar os vários canais à sua disposição.

Podemos assim resumir a atuação e desempenho dos elementos da comunicação:

1. Emissor: Aquele que emite uma mensagem a um destinatário. Para isso, utiliza-se de um código e canal.

2. Receptor: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.

3. Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons, etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com