TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Dissertações: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

APONTAMENTOS RELEVANTES DO ARTIGO E CONSIDERAÇOES DA EQUIPE: REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS............................................4

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA ISTO É...................................................................................................................5

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DAS PESSOAS..........................6

LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS MUDANÇAS OCORRIDAS NA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA...................................................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa ressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa (leitura e produção de textos) através de gêneros textuais. O trabalho com gêneros textuais propicia aos alunos a efetiva aprendizagem na construção de sentido dos textos. O professor deve preocupar-se em ensinar os alunos a dominar os gêneros textuais e mostrar a eles qual a função social de cada um deles.

Ressaltamos também a importância da leitura na vida das pessoas. A leitura tem que ser incentivada não só na escola, mas também em casa, onde crianças que desde pequenas tem contato com vários tipos de textos tendem a ter mais facilidade na hora da alfabetização. Desta forma quando crescem são escritores e leitores proficientes. Ler e escrever bem são atividades necessárias para ter uma visão crítica do mundo e atribuir sentidos a ele. O homem conhece o mundo e com ele interage a partir das leituras que vai desenvolvendo. Ou seja, a leitura de mundo é fundamental para a comunicação e expressão dos seres humanos.

3

APONTAMENTOS RELEVANTES DO ARTIGO E CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE: REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS

Antigamente a leitura era ensinada de forma tradicional onde os alunos tinham que memorizar e repetir técnicas ensinadas pelos professores. Eram utilizados livros enciclopédicos onde os alunos aprendiam sobre os diversos campos do currículo escolar, como ciência, história, geografia e etc. Eram lidos também livros com ensinamentos morais e cívicos. O ensino era fortemente apoiado no professor, no livro texto, na memorização, leituras em voz alta e chamadas orais. Muitos alunos eram punidos se não conseguissem atingir as metas estabelecidas pelo professor e pelo currículo escolar.

Em meados dos anos 70 surgem vários escritores infantis com produções literárias novas. Neste momento a escola começa a utilizar gêneros não escolares, aqueles que circulam socialmente como, por exemplo, o jornal, a revista, os quadrinhos, receitas, dentre outros. Desta forma agora a escola usa uma grande variedade de textos e os introduz em seu currículo. O trabalho com gêneros textuais faz com que os alunos aprendam de maneira eficaz e prazerosa, pois eles fazem parte da realidade deles. Os professores se tornam mediadores do conhecimento e os alunos começam a gostar de ler. Nesta época também começam a surgir ás bibliotecas nas escolas e nas salas de aulas onde os alunos têm agora acesso a vários gêneros textuais diferentes daqueles tradicionais. O professor deve criar um ambiente no qual o aluno sinta-se envolvido pelo mundo dos livros e da literatura sem, contudo, ver isso como uma imposição.

A leitura deve ser encarada como algo comum, que podemos fazer a qualquer hora, em qualquer lugar. Para isso é necessário eliminar qualquer sentimento de estranheza em relação aos livros. Assim pessoas que são acostumadas a ler com bastante frequência escrevem bem e tem menos dificuldade do que as que quase nunca leem.

4

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA ISTO É

Gêneros Textuais são estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantém sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. São diferentes formas de linguagem que circulam socialmente sejam mais formais ou mais informais.

São inúmeros os gêneros textuais que circulam em nossa sociedade. Ao analisarmos a revista encontramos gêneros textuais como: propaganda, notícia, receita culinária, anúncio, artigo de opinião, dentre outros. Percebemos também que os gêneros textuais possuem suas características e contribuem para ordenar e estabilizar atividades comunicativas do nosso cotidiano. Sendo assim é de extrema importância o estudo de gêneros textuais, pois eles são linguagem de uso social, seja na escola ou fora dela, para nossa comunicação, seja quando usamos gêneros escritos ou orais, todos são instrumentos de comunicação.

5

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DAS PESSOAS

A leitura é uma atividade de produção de sentido. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus conhecimentos sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem e etc. Para dar sentido ao que lê, o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si. A leitura funciona como um exercício para a mente, estimulando a criatividade, aumentando o vocabulário e melhorando a comunicação, além de abrir novos horizontes, novas descobertas e despertar o senso crítico das pessoas.

A leitura é importante na vida das pessoas porque é através dela que podemos lutar pelos nossos direitos e identificar as diferenças existentes no mundo. Desta forma pessoas que tem frequentemente o hábito de ler, além de escreverem bem possuem menos dificuldades de comunicação e interpretação de vários tipos de textos. O ato de ler deve ser estimulado não só na escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com