TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Ensaios: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  3.546 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como meta mostrar a importância da leitura em nossas vidas, e para isso vamos fazer uma análise das concepções e estratégias de leitura e também da leitura e produção dos sentidos.

Analisaremos através de revistas e jornais vários gêneros textuais, usaremos textos dos mesmas como exemplos de gêneros comunicativos, discursivos e para isso analisaremos cartas, bilhetes, receitas, anúncios, história em quadrinhos entre outros.

Faremos também um texto (redação) com titulo próprio e devemos começar com a introdução, desenvolver o tema, apontando os problemas e expor com a nossa própria opinião a solução dos mesmos.

Pesquisaremos sobre a nova reforma ortográfica e listar as mudanças e os pontos mais importantes.

As pesquisas, no entanto nos ajudará na compreensão de toda a matéria abordada, chegando assim em uma conclusão.

CONCEPÇÃO DE LEITURA,ESTRATERGIAS DELEITURA E LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

O que é leitura.

Leitura é a ação de ler algo, é a forma como se interpreta um conjunto de informações ou um determinado acontecimento, é uma interpretação pessoal.

A leitura tem grande importância em nossa vida, temos que cultivar o hábito da leitura entre crianças, jovem e adulto, para que se tenham leitores competentes e capazes de ler interpretar o que esta lendo, mas para isso é necessário que todos saibam: O que é ler, para que ler e como ler.

O que é ler.

Ler é uma atividade é uma atividade maravilhosa, mas para quem tem dificuldade com a leitura esta pode tornar-se muito complexa, ler não envolve somente conhecimentos fonéticos e semânticos, mas também culturais e ideológicos. Enquanto lemos podemos fazer várias descobertas, aumentando assim o nosso conhecimento, nos fazendo refletir e aguçando a nossa curiosidade.

Para compreendermos o que estamos lendo é preciso ler de maneira correta, e isso acontece quando conseguimos relacionar o que estamos lendo com o conhecimento adquirido no mundo em que vivemos, ou seja, nossas experiências se misturam com a leitura.

Para que ler.

A leitura leva as pessoas a entender e se conhecer de vários temas, nos deixando mais capacitados para discutir sobre qualquer que seja o assunto, e o hábito da leitura aumenta muito a capacidade de compreensão.

Através da leitura podemos ter contato com varias culturas diferente, durante a leitura podemos também viajar em nossa imaginação. Lendo nos tornamos mais reflexivos, e se pensamos mais, somos capazes de formar nossas próprias opiniões. Quem ler muito também aprende a ler e escrever melhor, o raciocínio fica mais rápido, conhece novas palavras e automaticamente melhora o vocabulário.

Como ler.

Ler não é fácil, o habito da leitura deve ser adquirido, e para isso é preciso sempre estar lendo. Infelizmente ainda existe um grande problema quanto à leitura, ainda existem muitas pessoas que não compreende e não entende o que esta lendo. A leitura não deve ser feita por obrigação, ou seja, ler por ler, a leitura deve ser algo agradável e prazerosa, para compreender e aprender com o que esta lendo.

Estratégias de leitura, diz respeito à forma que o leitor utiliza para compreender o que esta lendo, a leitura compreende três momentos: o antes, o durante e o depois da leitura, os procedimentos adotados por cada pessoa são diferentes.

Há algumas estratégias que ajuda melhor a compreensão da leitura:

Leitura em voz alta.

Exposição do que esta lendo (o leitor discute sobre o que lê).

Identificação dos fatores chaves.

Representação visual (reprodução mental do que esta lendo).

Antecipação das informações.

Questionar sobre o texto.

Fazer resumo do texto à medida que lê.

Estas práticas são muito importantes, mas para que se torne um hábito é necessário ser aplicada desde a infância e reforçada ao longo da vida.

Leitura e produção de sentidos.

"A produção de sentidos textuais implica o compartilhamento de informações, implica ouvir o que o texto tem para dizer e relacionar aquilo que se puder perceber e capturar, de modo bastante assimétrico, não linear e difuso, os conhecimentos já construídos e (in) compatíveis com o que o texto propõe. É o leitor quem orquestra a leitura, quem produz sentido, quem transforma, mas é o texto quem inicialmente dirige o processo”. A reflexão é da professora doutora Ana Cláudia de Souza, numa palestra feita em 08 de novembro de 2011.

Porém, compreender o foco do autor nem sempre é fácil, o mesmo texto pode ser lido e interpretado de várias maneiras diferentes, pois, codificar e compreender depende de quem e como esta lendo o texto.

GÊNEROS TEXTUAIS

Gêneros textuais são textos diversos que fazem parte do nosso cotidiano, tanto na escrita quanto no oral. São socialmente conhecidos por terem características comuns, fáceis de serem compreendidos, na maioria das vezes, no seu contexto há situações do nosso cotidiano. É usado principalmente com o intuito de comunicação, não existe um “tabu”, há diversas maneiras de usá-lo, tanto é que estudiosos tentaram fazer o levantamento e a classificação, porem desistiram de fazê-lo, em parte porque os gêneros existem em grande quantidade, em parte porque os gêneros, como práticas sociocomunicativas, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, que, em muitas ocasiões, resultam em outros gêneros, novos gêneros.

Para compreendermos melhor o que é gêneros textuais é necessário estarmos interligados com a sociedade, e atualizados com os acontecimentos em geral.

Vejamos alguns exemplos de gêneros textuais orais e escritos:

Contos de fadas, fábula, lenda, narrativa de aventura, história engraçada, adivinha, relato de viagem, diário intimo, testemunho, reportagem, crônica esportiva, textos de opinião, dialogo argumentativo, carta de leitor, debate regrado, discurso de defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com