TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Ensaios: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Curso: Pedagogia

Disciplina: Leitura e Produção de Texto

Professor: Dr. Luiz Roberto Wagner

RA 349060 - Daiane Ribeiro de Souza

daianersteixeira@hotmail.com

RA 366911 – Kátia Fabiane Delmadi

katia-jaciara@hotmail.com

RA 386949 - Lidia Mayara A. Almeida

Mayara761@hotmail.com

RA 381961 - Luciana Rodrigues

luluzynha-1@hotmail.com

RA 387457 - Naliene Begot Maia do Nascimento

RA 378409 - Zélia Santos Ribeiro

zeliaejosue2011@hotmail.com

Rondonópolis – MT, 06 de Junho de 2012

Concepção de leitura

Tratar de linguagem é uma tarefa complexa, pois pressupõe não apenas o monitoramento de aspectos lingüísticos, mas também aspectos cognitivos e sociais. Essas três dimensões indissociáveis na linguagem devem ser consideradas como base de estudo lingüística.

No entanto, para atingir tal dimensão depende de como a linguagem e a língua são concedidas pelos profissionais que delas se ocupam.

Nesse sentido, Travaglia (2002, p. 21-23) assim podemos observar as três possibilidades de aspectos lingüísticos, mas também aspectos cognitivos e sociais.

Linguagem como expressão do pensamento - nessa acepção as pessoas de aspectos lingüísticos, mas também aspectos cognitivos e sociais.

Linguagem como instrumento de comunicação - a linguagem, nessa de aspectos lingüísticos, mas também aspectos cognitivos e sociais, capazes de transmitir informações ou mensagens aos receptores;

Linguagem como processo de interação - nessa concepção, a linguagem além de exteriorizar o pensamento e transmitir informações, realiza ações, age e atua sobre o ouvinte/leitor, promovendo a interação comunicativa por meio da produção de sentidos entre os interlocutores em um contexto sócio-histórico e ideológico.

Porém, um ensino produtivo de língua promove o desenvolvimento de diferentes habilidades lingüísticas, ajudando o aluno a ampliar o uso da língua de modo mais eficiente tanto no que diz respeito à norma culta quanto à escrita. Para atingir tais objetivos, o professor deve propor aos educando diferentes atividades, desde as lingüísticas, que visam estabelecer uma interação comunicativa entre os interlocutores; metalingüísticas, em que se empregam elementos lingüísticos para falar sobre a própria língua; ampliando com atividades epilingüísticas, as quais compreendem o processo em que se empregam recursos como correções, repetições, (consciente ou inconsciente), de forma reflexiva sobre os elementos da língua e de seu uso. Além disso, empregam-se também comparações, reformulações, inversões, classificações e análises,

Importância da leitura no nosso dia-dia

Assim, vê-se a importância da leitura como um processo contínuo,que a cada dia nos ensina a compreender as pessoas e o mundo em si tudo ao seu redor e ,só o que precisa ser praticado para ser aprendido. Ler é compreender, é um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender. Pois, se um aluno a ler compreensivamente e a aprender a partir da leitura, ele estará aprendendo a aprender, de forma autônoma em uma multiplicidade de situações

Freire (1982) propõe uma concepção de leitura que se distancia dos tradicionais entendimentos do termo como sonorização do texto escrito, defendendo que a leitura começa na compreensão do contexto em que se vive:

Possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica.

(A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não percepção das relações entre o texto e o contexto.)

Foucambert (1994) define a leitura como a formulação de um juízo sobre a escrita no ato de questionar e explorar o texto na busca de respostas - textuais e contextuais - que geram uma ação crítica do sujeito no mundo:

(Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é.)

Gêneros textuais

Os gêneros de texto sabendo que são várias as vertentes que nos remetem à importância de sua utilização na nossa prática pedagógica no cotidiano escolar cabem, portanto, às escolas, mais especificamente aos professores, utilizar-se do mesmo como elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da língua materna, ou, em outras palavras, em uma ação sócio-discursiva na escola.

Pela linguagem, o indivíduo se constitui sujeito, um ser historicamente inserido no contexto social, cultural e, acima de tudo, concreto, e, portanto, não passivo nem simplesmente ativo em relação à linguagem, mas interativo nas relações estabelecidas entre o mundo e o uso da língua demandada da sociedade e das Circunstâncias propostas por ela nos diferentes grupos sociais, com isso acreditasse que o mundo depende dos gêneros para se tornar um conversa um conto, uma poesia e ate mesmo uma entrevista de trabalho ele se reflete no nosso dia-dia.

Os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua.

Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade,sendo assim modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com