TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Textos

Exames: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  3.453 Palavras (14 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 14

Curso: Serviço Social – 1º Semestre

Leitura e Produção de Textos

Ana Rita Souza Santos – RA: 415288

Claudia de Jesus – RA: 426812

Maria Nascimento Souza – RA: 408890

Marlidia Santana da Silva Oliveira – RA: 409886

Regiane Marinho Campeche Gonçalves – RA: 409891

Rosilene Ferreira Santos – RA: 444609

Relatório Disssertativo-argumentativo em relação à leitura e produção de textos desenvolvidos na sociedade

Professor: Dr. Luiz Roberto Wagner

Pólo: Porto Seguro – Bahia

12/06/2013

Introdução

Estaremos visualizando no presente trabalho a importância da leitura como uma atividade onde o leitor capta as idéias, conhecimentos e experiências do autor. Dessa forma, veremos que o hábito da leitura é uma pratica de relevante importância no desenvolvimento do senso crítico, do raciocínio e principalmente da capacidade de interpretação.

Para entendermos o significado da leitura em nossas vidas, estaremos abordando e nos aprofundando na compreensão de seus elementos e primordialmente no sentido dos textos, os gêneros textuais, os elementos de coesão e o acordo ortográfico, tendo como objetivo conhecer alguns conteúdos que são de fundamental importância para a nossa língua.

Enfatizamos que a experiência cultural obtida pelo leitor é de fundamental importância para uma leitura eficaz e para um melhor entendimento do texto, pois ao utilizar seu conhecimento de mundo e seu conhecimento de texto construirá uma interpretação pessoal sobre o que lê.

No intuito de alcançarmos maiores conhecimentos na área, estaremos utilizando como metodologia as bibliografias, artigos de sites, revistas e jornais, de autores que brilhantemente abordem o tema.

Assim, estaremos verificando que a leitura é um prazer que faz parte da nossa formação cultural, pois a leitura é estimulo a imaginação onde harmoniza diferentes descobertas e amplia o conhecimento de hábitos e culturas que cada vez mais vai enriquecendo o nosso vocabulário. 

Concepção da Leitura

Com a concepção da leitura, verificamos a importância da mesma em nossas vidas e sobre a crescente necessidade de se cultivar o hábito de leitura em nosso cotidiano. No intuito de se distinguir essas concepções fazem-se necessário que tomemos por base a sua variação, seja na visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido que venham a ser adotados.

Estratégia da Leitura

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Antes de ler a palavra, a criança lê o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do cheiro, do tato, do olfato”. (Paulo Freire)

As estratégias de leitura são formas utilizadas pelo leitor que facilitam a compreensão das informações contidas no texto. Existem diversos procedimentos adotados por cada leitor no intuito de absorver os conhecimentos, pois encontram dificuldades no aprendizado quando não utilizam um método eficaz de promover a sua leitura.

Para uma boa compreensão dos textos vejamos algumas táticas de leitura que são identificadas por Deike e Pearson como: Predição, Pensar em voz alta, Estrutura do texto, Representação Visual do Texto, Resumo e Questionamento.

Leitura e Produção dos Sentidos

Para que se construa um sentido no que se lê é preciso que o leitor contradiga e avalie a informação do que tem diante dele. A leitura deve ser entendida como atividade clara das idéias do autor, tendo como foco o autor e suas intenções.Visualiza-se que a leitura e a produção de sentidos não tratam apenas da extração de informações, de decodificação de letras e palavras, mas também, tratam de procedimentos como estratégias de seleção, interferência, antecipação e verificação, sem as quais não será possível a proficiência.

Reflexões e Questionamentos

O processo de aprendizagem da leitura também acompanha as mudanças e transformações da humanidade que está cada vez mais sem tempo e acaba deixando para trás o hábito de ler. Novos métodos estão surgindo para renovar e motivar essa prática trabalhando a aproximação do aluno com os livros.

Deparamo-nos muitas vezes com o aluno que sabe ler, mas não sabe interpretar o que está lendo. Essa deficiência deve ser tratada desde o ensino fundamental para que o aluno não seja prejudicado mais tarde quando entrar na faculdade.

As escolas estão se modernizando, utilizando novos métodos e criando projetos para o desenvolvimento do processo de leitura e com isso tornando-o mais prazeroso e menos monótono, pois o que antigamente era tido como uma obrigação para o estudo, atualmente está sendo mais dinâmico, propondo mais a interação do leitor com os textos.

Dessa forma, o aluno aprende a absorver os pensamentos do autor da maneira como foi mentalizado, a interpretar o sentido do texto em um processo que exige do leitor muita atenção, raciocínio e certo conhecimento da linguagem que está sendo usada e a interagir com críticas e avaliações observando as sinalizações textuais que o direcionam a um sentido, de forma que o leitor se aproxima mais do autor.

Outros materiais como revistas, jornais, quadrinhos, vídeos, CDs, cartas, podem servir de apoio para o desenvolvimento da leitura.

Ler é ampliar nossos conhecimentos, nossas ideias, nossa capacidade de produzir e criar, é adquirir cultura. Quem lê mais tem menos erros de ortografia e gramática, adquire mais informações, pois uma boa leitura sempre é proveitosa.

O desenvolvimento do gosto pela leitura deve se iniciar na infância, em um trabalho de parceria entre a escola e os pais para que esse interesse se torne uma prática para a vida toda. Precisamos mostrar aos estudantes que a leitura também tem a ver com sentimentos, toma tempo, mas, não é um desperdício.

Gêneros textuais

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com