TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Textos

Trabalho Escolar: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta quanto mais

um aluno ler mais integrado com seu meio ele estará. A leitura é feita de diversas

formas, umas das principais é utilizada pela escrita onde pode ser observável através de

revistas, livros, jornais, entre tantos outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis

por uma determinada sociedade.

Aqui podemos exemplificar algumas formas mais praticas e prazerosa para motivar a leitura entre jovens e adultos, a concepção de leitura mostra os conceitos apresentados para entender e compreender um texto, em estratégias de leituras pode ter vários caminhos de leitura onde se torna mais interessante o modo de ler as produções de sentido é aflorado no momento em que o leitor começa a compreender o texto e interpretar o texto, os gêneros textuais são extremamente importantes para a compreensão de um texto onde com eles podemos identificar e ter um conhecimento mais pleno e significativo. Aqui vamos identificar uma maioria de gêneros textuais para o entendimento e compreensão textual

INTRODUÇÃO

Veremos que a leitura é a construção de sentidos decorrentes da interação emissor/receptor. Assim, enfatiza-se que a bagagem cultural do leitor é fundamental para uma leitura eficaz e para melhor entendimento do texto, uma vez que ele utiliza seu conhecimento de mundo e seu conhecimento de texto para construir uma interpretação sobre o que lê.

É o entendimento do leitor onde ele realiza o trabalho de compreensão e interpretação de texto a partir dos seus objetivos e de seu entendimento sobre o assunto, sobre a linguagem, a concepção de leitura compreende-se onde o texto é fruto do pensamento do autor, sendo ele valorizado como estrutura, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor.

Para entender o significado do texto que se esta lendo, o leitor tem que elaborar uma interpretação, ler e compreender, é através da leitura que ele estará aprendendo.

Permitir ao leitor, captar o que não esta escrita no texto, fazendo suposições com base nas pistas dadas pelo texto, ou em conhecimento prévio pelo leitor. Duke e Pearson identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas tem sugerido como auxiliares no processo de compreensão a saber: predicação, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Ao enfatizarmos sobre os tipos textuais, esta classificação relaciona-se com a natureza linguística expressa pelos mesmos. Classificando-se em narrativos, descritivos e dissertativos.

O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009.

Lista de Elementos Coesivos

Perífrase ou antonomásia - Expressão que caracteriza o lugar, a coisa ou a pessoa a que se faz referência.

Ex.: O Rio de Janeiro é uma das cidades mais importantes do Brasil. A cidade maravilhosa é conhecida mundialmente por suas belezas naturais, hospitalidade e carnaval.

Nominalizações - Uso de um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente. Também pode ocorrer o contrário: um verbo retomar um substantivo já enunciado.

Ex.: A moça foi declarar-se culpada do crime. Essa declaração, entretanto, não foi aceita pelo juiz responsável pelo caso / O testemunho do rapaz desencadeou uma ação conjunta dos moradores para testemunhar contra o réu.

Palavras ou expressões sinônimas ou quase sinônimas - Ainda que se considere a inexistência de sinônimos perfeitos, algumas substituições favorecem a não repetição de palavras.

Ex.: Os automóveis colocados à venda durante a exposição não obtiveram muito sucesso. Isso talvez tenha ocorrido porque os carros não estavam em um lugar de destaque no evento.

Repetição vocabular - ainda que não seja o ideal, algumas vezes há a necessidade de repetir uma palavra, principalmente se ela representar a temática central a ser abordada. Deve-se evitar ao máximo esse tipo de procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com