TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textal

Dissertações: Leitura E Produção Textal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

1º PASSO:

Ler o texto disponível no site: <http://veja.abril.com.br/250697/p_126.html>

Autor: Roberto Pompeu de Toledo

Título: A televisão e a volta às cavernas

Roberto Pompeu de Toledo nesse texto “A televisão e a volta às cavernas” faz uma discussão sobre o uso da palavra escrita (http://veja.abril.com.br/250697/p_126.html).

A partir da leitura do texto, percebe-se que é um texto de opinião.

O autor faz alguns questionamentos, entre eles está: “Por que não escrever "homens" e "mulheres", reunião de letras que proporciona a segurança da clareza e do entendimento imediato?”

Além disso, Toledo afirma que: “A desvalorização da comunicação escrita, em nosso tempo, começa numa banalidade como as portas dos toaletes e culmina neste símbolo do século que é o culto das conquistas tecnológicas – do rádio ao telefone celular, no caso das comunicações”.

Você concorda com a opinião do autor?

2º PASSO:

Depois de ter lido este texto, participe do Fórum de Leitura e Produção Textual, elaborando um texto que traz a sua opinião sobre o tema abordado nesta produção. Além disso, você deve deixar claro se você concorda ou não com as ideias do autor, bem como justificar os motivos de seu posicionamento. O texto deve ter de 10 e 15 linhas.

Tecnologia demais prejudica

Concordo com o autor, devido os meios da tecnologia, está sendo mal utilizadas as informações que internet dispõe para nós, como conversando com pessoas que nunca tivemos contatos como se conhecemos há anos, e as pessoas que estão muito próximos a nós como se não conhecemos.

Muitos de nós utilizamos as tecnologias a nosso favor, mais acabamos esquecendo-se de estimular a mente e o raciocínio como, por exemplo, ler um bom livro, hoje é tudo mais mecanizado, “vou procurar na internet” ou porque não procurar em um livro na biblioteca, com o surgimento da internet tornando mais fácil e rápido do que procurar em um livro.

Temos que usar a tecnologia para o nosso bem e não para prejudicar o nossa vida comunicativa, devemos usar para favorecer as oportunidades dadas através dela, como fazer contatos com pessoas que tem um conhecimento a ser passado.

3º PASSO:

- Inserir 1 (um) Comentário em continuidade de 1 (um) comentário já existente: elabore 1 (um) comentário em continuidade de um comentário já existente, utilizando a capacidade de argumentação e contra-argumentação (entre 6 e 8 linhas);

Concordo com Vitor, a escrita é a melhor forma de descrever algo com exatidão e que em algumas ocasiões é melhor a utilização imagens como você citou sobre a placa na porta do banheiro, mas vejo que as pessoas não utilizam tanto a linguagem escrita para se comunicar entre elas. Hoje com a tecnologia ficou mais fácil, por exemplo, se a pessoa quer conversa com alguém distante, simplesmente pega seu celular, faz uma ligação, não utilizando a linguagem escrita.

4º PASSO:

- Inserir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com