TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Redação

Seminário: Leitura E Redação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

01) Pesquise, na internet, jornal ou revista, uma notícia sobre qualquer assunto. Copie o título (manchete) e reescreva-o de forma conotativa. (0,5)

Título (manchete) original: Justin Bieber pode ser preso por bater em paparazzi

Título (manchete) reescrito de forma conotativa: Justin Bieber pode ir em cana por bater em paparazzi

02) Pesquise um texto, preferencialmente uma notícia, copie-o aqui e destaque o tópico frasal (pode sublinhar, colocar em negrito, realçar ou deixar a fonte com cor diferente). (1,0)

A Praça da Liberdade, fundada em 1888 e que se tornou ponto turístico de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foi reinaugurada neste sábado (29), às 15h. A reforma, que incluiu iluminação, piso e parquinho, começou no ano passado, a partir de recursos do Ministério do Turismo. Todo o projeto foi acompanhado por órgãos de preservação do patrimônio histórico.

Logo cedo havia atividades na praça, e os moradores puderam passear e conhecer as mudanças. A entrega da obra atrasou 3 meses. O investimento total, incluindo a nova iluminação, foi de R$ 1,8 milhões, sendo que R$ 500 mil vieram do Ministério do Turismo. O parquinho, que estava fechado para as obras, foi reaberto.

O parquinho ganhou dois brinquedos adaptados para crianças com deficiência e a praça ganhou rampas para melhorar acessibilidade. Durante a cerimônia de reinauguração, uma cápsula do tempo foi enterrada na praça com mensagens e textos feitos pelos alunos da rede municipal com o tema "170 e uma formas de amar Petrópolis", em alusão ao aniversário da cidade. Ela será reaberta somente daqui a 50 anos.

03) A música abaixo está totalmente no sentido conotativo. Explique, estrofe por estrofe, o que você entende no sentido denotativo. (1,5)

Meu Coração Arnaldo Antunes

[Refrão] Meu coração bate sem saber Que meu peito é uma porta que ninguém vai atender Meu coração bate sem saber Que meu peito é uma porta que ninguém vai atender

à SENTIDO DENOTATIVO:

Não tem sentimentos correspondidos

Quem sente agora está ausente Quem chora agora está por fora Quem ama agora está na cama doente Só corre nunca chega na frente Se chega é pra dizer vou embora Sorriso não me deixa contente

à SENTIDO DENOTATIVO:

O sentido está longe

Chorar deixa distante da sociedade

O amor impossibilita de levantar

Quando conquista que retroceder

Nada me alegra

E todas as pessoas que falam pra me consolar Parecem um bocado de bocas se abrindo e fechando Sem ninguém pra dublar Eu já disse adeus antes mesmo de alguém me chamar Não sirvo pra quem dá conselho Quebrei o espelho, torci o joelho, não vou mais jogar

à SENTIDO DENOTATIVO:

Palavra não tiram a dor

Muitas palavras sem solução

Sem ninguém para me ajudar

Estou ficando distante de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com