TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Sentido De Texto

Artigos Científicos: Leitura E Sentido De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

“Leitura e os sentidos do texto”

A concepção de leitura.

Em questão sempre estamos nos perguntando, “tudo tem sentido ou a nossa intepretação é o que define o sentido das coisas”, podemos ver que para termos como interpretar algo devemos ter o abito de leitura, mas será que todos sabem o que ler, ou como ler? A importância é tão grande, pois quando formamos leitores, formamos pessoas capazes de raciocinar e compreender o que o determinado livro esta a propondo, ler e compreender é um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender. Com isso podemos concluir que a capacidades de intepretação e compreensão depende somente da pessoa em si, buscando e se deixando entrar em um mundo de aprendizagem.

Estratégia de leitura.

Muitas pessoas tem sua própria estratégia na construção do sentido dos textos que leem, uma das principais usada é a hipótese, ao se deparar com o titulo começamos a procurar na memoria informações que estão arquivada, mas ao decorrer a leitura podemos nos deparar com o improvável, ou seja não tinha nada a ver com o que estávamos pensando, mas mesmo assim podemos compreender que somos capazes ter nossas própria estratégia no processo de leitura.

Leitura e produção de sentido.

Para que possamos realizar uma boa leitura, de forma dinâmica, buscando uma eficaz compreensão dos sentidos do texto, devemos ter noções de concepção e estratégia de leitura, duas bases que abordei acima. Na produção do sentidos de textos o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. Compreensão da leitura não é orientação apenas pelas marcas gráficas do texto, mas, sobre tudo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor aprende e interpreta a intenção do autor, defende-se ainda, que esta interpretação ocorre no momento da interação leitor/ autor, gerando sentido que variam de acordo com o leitor e com a natureza com essa interação.

Referencias Biográficas

KOCH,Ingedore; ELIAS Vanda Maria (org.). Ler e Compreender os Sentidos do Texto.3ª ed. São Paulo: Contexto, 2010).

SOLÉ,Isabel. Na escola, não aprende só ler, mas também maneiras de ser leitor. 1999.

Disponível em: https://docs.google.com/a/anhanguera.com/dociment/d/1gbNnNkNP9uqsc_79vFoV3AdbHgpLFM2dDWuw-prjGWs/edit?hl=en_US&pli=1

Leitura e produção de sentidos, disponível em: www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/49992/leitura-e-producao-de-sentido#!2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com