TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura Na E

Ensaios: Leitura Na E. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Prática De Leitura Nas Séries Iniciais Do Ensino Fundamental

O papel da escola no início da aprendizagem da leitura e da escrita é uma das questões que se apresenta na academia e em muitos espaços de formação de professores. Os conceitos de alfabetização aparecem, em alguns espaços como distintos, e as praticas pedagógicas apontam distinguem e seguem pelo caminho do alfabetizar letrando. Nesse cenário, no Brasil, nas ultimas décadas, tem-se pesquisado as questões de alfabetização, letramento e as praticas de leitura em sala de aula. A pesquisa aqui apresentada vai nessa esteira. Os objetivos das professoras que atuam na primeira série/primeiro ano do Ensino Fundamental; analisar as práticas de leitura existentes no processo inicial de alfabetização. É uma pesquisa de cunho qualitativo com foco no viés enunciaticiativo de Bakhtin e nos Novos Estudos do Letramento fundamentos principalmente em Street (1995), Gee (2006). Os sujeitos são professoras do primeiro ano ou da primeira série de dez municípios do Médio Vale do Itajaí- Santa Catarina. Para este momento, selecionam-se apenas os sujeitos que mencionaram, em seus enunciados, a concepção de alfabetização e letramento e as práticas de leitura que se desenvolvem em suas aulas. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas episódicas gravadas, precedidas de um questionário de identificação do sujeito. As análises dos dizeres dos sujeitos apontam para uma descrição do que é ser alfabetizador e a conceituação de dá a partir de suas experiências pessoais. Também foi possível compreender como as professoras estruturam as suas aulas de leitura explorando gêneros textuais, levando em consideração as aprendizagens dos alunos em outros espaços de letramento.

2 DESENVOLVIMENTO

A leitura e a escrita são fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade atual. O ato de ler pode, fornecer ao leitor o aceso à informações, à ampliação do vocabulário, o desenvolvimento e o interesse na busca pelo o conhecimento sobre assuntos variados que além de instigar o leitor a pensar criticamente diversas questões, pode impulsionar suas relações sociais.

Para a criança, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita precisa ter significado, para que ela possa se interessar pelo que está aprendendo. As crianças passam a prestar atenção à leitura e escrita das palavras quando estas começam a fazer sentido no texto, o que foi possível observar e comprovar busquei autores que desenvolveram seus conhecimentos indispensáveis para o professor alfabetizador, pois podem aprimorar o conhecimento necessário nas atividades práticas relacionadas ao ensino da leitura em sala de aula. O trabalho que venho desenvolvendo está fundamentado nas concepções de Jolibert e nos colaboradores (1994), Barbosa (1994), Villardi (1999), Smolka (1989), Charmeux (1985) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa (1997). Estas referencias tratam do processo de alfabetização em uma perspectiva histórica e sociológica, tratando da formação de leitores e do desenvolvimento da linguagem.

No desenvolvimento deste estudo, é de que a escola tem um papel fundamental na relação que o aluno estabelece com a leitura, pois é responsável por esta formação. Este processo inicial da leitura, que envolve a discriminação visual dos símbolos impressos e a associação entre palavras impressa e som, é chamado de decodificação e é essencial para que a criança aprenda a ler. Mas para ler, não basta apenas realizar a decodificação dos símbolos impressos, é necessário que exista, também a compreensão e análise crítica do material lido. (...) Sem a compreensão, a leitura deixa de ter interesse e de ser uma atividade motivadora (...). Na verdade, só se pode considerar realmente que uma criança lê quando existe compreensão (...). Com isso a prática da leitura vai sendo associada à difusão da escrita, à fixação do texto, à alfabetização dos indivíduos entre outros. Sabemos que tudo isso é importante, mas não o bastante para o processo da leitura que a cada dia exige novos conhecimentos e aperfeiçoamentos. Mas para a aquisição da leitura ocorrer de fato é importante levar em consideração as condições que cada indivíduo possui. Essas condições podem ser: sociais, econômicas, ambientais, emocionais, cognitivas etc. Segundo a teoria o que vem sendo fator predominante na vida do indivíduo são as condições sociais, pois nem todos têm acesso a leitura porque em nossas sociedade capitalista esse acesso se dá das formas mais diferenciadas, pois cada classe social tem sua visão do grau que a leitura deve ocupar na hora para outra, mas sim com muito treino. Como diz Martins (2007.p.84) “o treinamento para a leitura efetiva implica aprendermos e desenvolvermos determinadas técnicas”. Mas somente isto não basta, pois cada leitor possui sua maneira ou hábito de ler.

Logicamente que tais técnicas ajudarão o leitor a descobrir o seu próprio jeito para o gosto da leitura, não há como forçar ou acelerar o ritmo de ninguém.

Percebemos que a prática da leitura pode ocorrer de muitas maneiras, mas é o próprio leitor que dita o seu interesse, as suas motivações, as suas vontades que o levarão ao habito da leitura, pois para o, ler o leitor leva em consideração a influência que recebe do ambiente ao seu redor, ou seja, desde a sua posição para ler aos instrumentos como o lápis, dicionário, livros que o auxiliam nessa leitura. Assim ressaltamos Martins (2007.p.85) [...] “cada um precisa buscar o seu jeito de ler e aprimorá-lo para que a leitura seja cada vez, mas gratificante’’”.

Mediante isso se verifica um aspecto de suma importância para a prática da leitura: a realidade do aluno, ou seja, o professor deve envolver as práticas cotidianas do educando no exercício da prática da leitura. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como isto poderá influenciar de maneira positiva neste processo. Assim, a criança perceberá que a leitura é um instrumento motivador e desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela a sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

Sabemos que nem sempre a criança gosta de ler, porém é necessário que os envolvidos em sua educação estejam atentos para fazer com que a leitura se torne algo prazeroso em sua vida, demonstrando para ela que ler se tronou fundamental no mundo em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com