TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura e dos textos na alfabetização

Artigo: A importância da leitura e dos textos na alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Artigo  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

 - A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DOS TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO 

Algumas Proposta Pedagógica propõe uma Ação Integradora do aluno coma sociedade através do desenvolvimento da escrita e leitura, de forma que estes não vejam as mesmas apenas como códigos decodificados, e assim, buscar alternativas para trabalhar com os mesmos, de forma que estes sejam reconhecidos como sendo capazes de aprender ,e que essa aprendizagem os levarão a um desenvolvimento Pessoal e a uma formação de uma imagem positiva de si mesmos, e assim sendo capazes de orientarem-se a partir desse pressuposto. 

Vivemos em uma sociedade em que a leitura e a escrita estão por toda à parte, Independentemente de saber ler e escrever, as crianças convivem com isso em seu dia-a-dia elas, muitas vezes toma o adulto como seu modelo referencial, que interage diretamente sobre elas. 

Todo o processo de aprendizagem está articulado com a história de cada indivíduo, e o ser humano aprende mais facilmente quando o novo pode ser relacionado com algum aspecto de sua experiência prévia, com o conhecimento anterior, com imagens, palavras e fatos que estão em sua memória, com vivências culturais. A aprendizagem não se dá no vazio, é por meio de uma realização individual, por meio de uma construção que é histórica e social e que supõe portanto, uma interação com o outro e com a produção simbólica da humanidade. E por fim vimos que as crianças chegam à escola com experiências e significados diversos em relação às atividades de ler e escrever, e para o alfabetizador, é importante saber como a criança se posiciona em relação à palavra escrita, qual o significado dado a ela em sua família e comunidade. 

É por meio de uma realização individual, por meio de uma construção que é histórica e social e que supõe, portanto, uma interação com o outro e com a produção simbólica da humanidade. E, por fim vimos que as crianças chegam à escola com experiências e significados diversos em relação às atividades de ler e escrever, e para o alfabetizador, é importante saber como a criança se posiciona em relação à palavra escrita, qual o significado dado a ela em sua família e comunidade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com