TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura, Interpretação De Texto E Conhecimentos Linguísticos.

Artigo: Leitura, Interpretação De Texto E Conhecimentos Linguísticos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  4.954 Palavras (20 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 20

1. Tema: Leitura, interpretação de texto e conhecimentos linguísticos.

2. Delimitação do Tema:

O processo de formação do professor sofreu diversas transformações nas últimas décadas do século XX. Até 1970, a grande preocupação era a instrumentalização técnica, baseada na experimentação, racionalização, exatidão, treinamento e planejamento. Esses enfoques foram criticados por um movimento de oposição a partir da segunda metade dessa década. A educação passa a ser vista como uma prática social em conexão com o sistema político vigente influenciado por pensamentos filosóficos de cunho marxista.

Esse movimento ganha força a partir de 1980 e surge a discussão de que o professor deveria ser formado sob dois aspectos distintos e indissociáveis: a competência técnica e o compromisso político.

Nos anos 1990, o pensamento educacional brasileiro privilegia a formação do professor-pesquisador, ou seja, ressalta-se a importância de um profissional reflexivo, aquele que pensa-na-ação, cuja atividade profissional se alia à atividade de pesquisa.

O professor enquanto educador deve fomentar nos alunos as suas potencialidades de construir seus conhecimentos e desenvolver habilidades de forma reflexiva e crítica. Por isso, não basta que o professor tenha apenas uma formação técnica desprovida de recursos pedagógicos, faz-se necessário também uma formação de um professor pesquisador que reflita sobre suas ações e tenha consciência dos aspectos sociais, educacionais e culturais dos seus alunos.

Em um contexto mais restrito, é comum, ainda hoje, encontrar professores da Língua Portuguesa que mantém uma postura tradicional e uma resistência à mudança no que diz respeito à didática e a forma de mediar o conhecimento para seus alunos, ora abordando somente aspectos gramaticais, ora somente interpretação de texto de maneira mecânica.

Neste contexto, a sequência didática tem como propósito o apoio ao professor, pois, ao planejá-la, o mesmo precisa buscar recursos através da pesquisa. O tema “Leitura, interpretação de texto e conhecimentos lingüísticos” foi escolhido porque possibilita desenvolver as competências, habilidades que o cidadão necessita para ter domínio da escrita e da oralidade e também porque trabalha o assunto “televisão”, tão presente no cotidiano das pessoas, de uma forma em que foi possível aliar interpretação de texto, intertextualidade e conhecimentos lingüísticos.

3. Tempo previsto para apresentação do trabalho: 06 aulas

4. Justificativa:

Este projeto interdisciplinar se justifica por buscar traduzir na prática as teorias estudadas na disciplina de Seminário Temático III, nas aulas de Língua Portuguesa e Linguística, que apontam para a necessidade da formação de um professor que deve se ver como um educador primando sempre por educar do que somente reproduzir conhecimentos técnicos.

Conforme Bagno (1998) “não existe ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”, com base nisso esse trabalho foi desenvolvido levando o aluno a construir seu próprio conhecimento, ou seja, utilizamos a pesquisa como suporte para essa construção.

Pelo trabalho de pesquisa, ao engendrar a possibilidade de aproximação entre teoria e prática o professor é capaz, tal como propunha Stenhouse, de elaborar formas de atingir seu trabalho e a criança, de modo a reconstruí-los como sujeitos do processo pedagógico e dos processos sociais, capazes de produzir um projeto histórico que não prescinde das pessoas, que as incluem, que as forma pela capacidade que possuem de formar o outro e de inventar o futuro. [...]

Trata-se então de formar um professor que não abdica do aprender porque a vivência da curiosidade, da vontade de ver/fazer coisas novas e realidades que não estão dadas, é a possibilidade que tem de contagiar seu aluno. (DICKEL, 2003, p. 66-67)

Para despertar essa curiosidade é necessário o trabalho com temas que estejam presentes no cotidiano destes alunos, no caso dessa sequência: a televisão. Sem dúvida é um grande desafio para a Escola trabalhar com essa nova geração tecnológica, ou como denomina Vem e Vrakking (2009), geração “homo zappiens”.

Essa geração é considerada instantânea, que busca respostas rápidas e imediatas e se não as encontram apenas trocam de problemas. Ainda segundo os autores a tecnologia atrai a criança por sempre apresentar novos desafios, o que nem sempre a escola que apresenta seus conteúdos nas salas de aula, através de “giz e voz” consegue proporcionar pois é desinteressante e monótona.

Enfim, nessa sequência didática foram planejadas aulas teóricas e práticas que buscam a todo momento provocar o aluno e fazer com que ele reflita simultaneamente sobre assuntos da atualidade, interpretação de textos e aspectos linguísticos, por isso oferece uma proposta mais completa.

5. Objetivos gerais:

• Ensinar através da pesquisa proporcionando a construção do conhecimento pelo aluno;

• Provocar o olhar investigativo e reflexivo do aluno;

• Usar a literatura como ponto de partida para o ensino de conhecimentos linguísticos;

• Trabalhar interpretação de texto e música;

• Trabalhar a intertextualidade;

• Levar o aluno a reconhecer o modo verbal subjuntivo;

• Conscientizar o aluno da importância da televisão em sua vida, seus aspectos positivos e negativos;

6. Suporte teórico:

O suporte teórico utilizado para execução desse trabalho foi: Bagno (2003) e Dickel (2003) que abordam a perspectiva do professor-pesquisador; Pereira (2000) que reconstrói a história da formação docente no Brasil; Veen e Vrakking (2009) que tratam da questão da educação na era digital e por fim Cegalla (2008) de onde foi retirado o conceito de “modo verbal subjuntivo”.

7. Metodologia:

Para construção dessa sequência didática foram realizadas pesquisas bibliográficas que tratam sobre a questão da formação do professor, sobre os desafios do ensino na era da tecnologia e sobre as pespectivas do professor-pesquisador. Além disso, foram feitas consultas de materiais didáticos como também a escolha dos recursos a serem utilizados. Foram desenvolvidas aulas expositivas com o objetivo de apresentar o conteúdo durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com