TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Falada E Escrita

Artigos Científicos: Lingua Falada E Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 4

Língua falada e língua escrita: existe prioridade?

A escrita é uma atividade complexa e assim é a instrução que a escola deve proporcionar aos estudantes para que alcancem os altos padrões de aprendizagem que se espera deles em uma sociedade altamente competitiva. Na atualidade, um dos grandes desafios da escola é possibilitar a aquisição de competências no domínio da literacia. A aquisição da literacia é um longo processo que inicia na pré-escola e se desenvolve como ato social durante toda a vida escolar. Não resta dúvida que as atividades de literacia são importantes para o conjunto dos esforços educacionais. Applebee (1981) sugere que a escrita é uma ferramenta valiosa na aprendizagem do conteúdo em todas as disciplinas do currículo. Abaixo seguem as primeiras notas para um artigo que estou preparando sobre o tema da aquisição da literacia, especialmente da escrita, na escola.

A língua natural seja ela falada ou escrita é um sistema simbólico complexo. Na verdade, fala e escrita representam duas modalidades do mesmo sistema lingüístico. Em outras palavras, existe um sistema de escrita e um sistema de fala que são reconhecidos como “a mesma língua” (Robins, 1995: 179). No entanto, a gramática da língua escrita difere consideravelmente da gramática da língua falada. De qualquer modo, não há oposição entre língua falada e uma mesma língua escrita porque não existem duas estruturas completamente diferentes para uma mesma língua, o que pressuporia uma situação de bilingüismo. Além disso, seria muito raro que uma língua escrita se tornasse completamente independente da língua falada da qual ela se origina. Por outro lado, existe oposição entre língua falada e código escrito no nível da realização, a saber: a) a língua falada usa como meio de transmissão a substância sonora ou fônica, enquanto o código escrito usa como meio de transmissão a substância gráfica; e b) ambos ocorrem em situações de comunicação distintas.

O estudo sistemático da linguagem desde suas origens na Grécia clássica focalizou a língua principalmente na sua forma escrita. Pode-se dizer que a escrita é uma forma de expressão muito recente na história da humanidade e tem uma história independente da língua falada. Veremos a seguir que duas concepções opostas sobre a relação entre fala e escrita convivem na atualidade.

Na concepção mais antiga, a da gramática tradicional, há uma tendência para considerar a língua falada como inferior à língua escrita, uma vez que se acredita que a língua falada não tem organização ou regras próprias. Nesta tradição prescritiva, as regras da gramática são ilustradas exclusivamente a partir de textos escritos. De fato, a gramática tradicional defende a prioridade da língua escrita sobre a língua falada tendo como modelo a língua da literatura. Do mesmo modo, na visão diacrônica da lingüística histórica, que predominou durante o século XIX, a língua foi vista essencialmente como uma coleção estática de palavras escritas.

Essa concepção começou a mudar no início do século XX com o surgimento da lingüística sincrônica que deu prioridade ao discurso oral. Lingüistas como F. de Saussure, L. Bloomfield e E. Sapir enfatizaram a primazia da língua falada sobre a língua escrita.

Na lingüística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com