TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal

Monografias: Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Eles procuram atingir intenções comunicativas semelhantes. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias.

Os textos desempenham papel fundamental em nossa vida social, já que estamos nos comunicando o tempo todo. No processo comunicativo, os textos têm uma função e cada esfera de utilização da língua, cada campo de atividade, elabora determinados tipos de textos que são estáveis, ou seja, se repetem tanto no assunto, como na função, no estilo, na forma. É isso que nos permite reconhecer um texto.

O que é falado, a maneira como é falado e a forma que é dada ao texto são características diretamente ligadas ao gênero. Como as situações de comunicação em nossa vida social são inúmeras, inúmeros são os gêneros textuais: bilhete, cartas, telefonema, noticias, horóscopo, receitas cardápios, resenha critica, bula de remédio, piada, palestra, conto, romance, poesia, e-mail dicionários, etc.

Os textos, independentemente do gênero a que pertencem, se constituem de determinadas características lingüísticas. Dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais, que são narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo ou expositivo, injuntivo ou instrucional.

Os textos narrativos são marcados pela sua temporalidade; como seu material é o fato e a ação, a progressão temporal é essencial para seu desenrolar, ou seja, desenvolve-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço.

Dizemos que um texto pertence ao gênero narrativo quando ele apresenta uma seqüência de fatos interligados que ocorrem ao longo de um certo tempo. A marca principal desse tipo de texto é a relação temporal que se estabelece entre os fatos.

Num texto narrativo, há um narrador, que conta uma história em que há personagens, que agem num certo espaço, durante certo tempo. O encadeamento dos fatos narrados forma o enredo, mesmo que eles não sejam narrados na seqüência temporal em que ocorrera, é sempre possível reconstruir essa seqüência.

Em toda a narrativa, há alguém que conta o que acontece. Esse elemento do texto é o narrador, este pode ser um dos personagens, isto é que participa da ação e relaciona-se com outras ou quando não participa d história, mas apenas relata o que fazem os personagens. Esse narrador pode relatar as ações de todos os personagens, pode acompanhar mais de perto um deles, pode penetrar em seu interior e revelar ao leitor seu mundo interior, enfim, pode ser explorado de diferentes maneiras pelo autor.

Os personagens são elementos do texto que praticam o desenvolvimento da historia. Eles são representações fictícias de seres humanos e podem ser descritos do ponto de vista físico e psicológico. O personagem principal de uma narrativa é chamado de protagonista. O que se opõe frontalmente ao protagonista é o seu antagonista

O enredo é a seqüência dos fatos de uma narrativa. A palavra enredo vem de rede, que sugere a imagem de um entrelaçamento dos fatos. Às vezes são narrados na seqüência temporal em que ocorreram, outras vezes o narrador não obedece a essa ordem. A partir do enredo podemos chegar ao tema, que é o motivo central do texto.

As ações dos personagens acontecem no tempo. Numa narrativa, podem existir o tempo cronológico e o psicológico. O tempo cronológico é o tempo exterior, marcado pela passagem das horas, dias anos etc. E o tempo psicológico é o tempo interior, que transcorre dentro dos personagens. Por ser subjetivo não pode ser medido ou calculado.

O espaço é o lugar onde as ações acontecem.

Vejamos cada um deles e suas características separadamente:

• Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

• Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não têm interrupções.

• Conto: é uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.

• Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.

A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva e apurada. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.

Na verdade, pode-se considerar a linguagem corporal como uma das muitas categorias da comunicação não verbal, que é mais ampla, pois engloba as modificações que ocorrem em nossa voz e que influenciam as mensagens que transmitimos.

A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal.

A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo. E o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com