TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal

Artigos Científicos: Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 7

Linguagem corporal no ensino e aprendizado;

O ensino na educação infantil tem sua precisão de ser valorizada, visto que obviamente base para qualquer individuo saber se socializar precisa desde então do ensino-aprendizagem, por isso todo e qualquer método usado para transmitir tal conhecimento é de grande relevância para o ensino. E de acordo com Carmo Junior (1995, p. 19) a descoberta da linguagem, a criança encontra sua cultura, sua humanidade física e direta. Seria o primeiro brilho do prazer vivo e vigoroso, da vontade métrica e poética. Neste aspecto o corpo estabelecido no mundo acaba na primeira dança da vida. No sentido de representação todo ser é um artista e todo ato faz sentido. Eis uma noção da subjetividade com a palavra, com as coisas.

É essencial que seja mostrado diversos meio para a criança se expressar na classe, e dentre tantas utilidade, a linguagem corporal é um desses meios de comunicação e que pode ser envolvida para o ensino das crianças, assim sendo, Carmo Junior (1995, p. 19) ainda complementa dizendo que quando negarmos á criança de se expressar através de movimentos, quebrados uma corrente que começa em suas primeiras experiências vividas e forçamos um aprendizado progressivo e latente.

E para enriquecer mais esse pensamento, Nicolau (1986, p. 78) diz que outro meio que tem grande influencia no desenvolvimento da criança é a descontinuidade dos valores infantil, sua forma de viver e de se comunicar e aqueles trabalhos da escola.

A chance de a criança progredir em termo de criticar e transformar só pode ser exercida se a criança for estimulada desde cedo em suas experiências de vida. A linguagem usada em movimento simples e complexa nos gestos faz com que a criança seja e esteja no mundo. Este é o mundo que gesticula que movimenta que permite que cada criança pesquise formas e imitá-lo para aprender a viver. Desta forma como estudioso Foucault afirma que o comando na educação não se firma apenas em ensinar ou impor uma série de gestos definidos; coloca melhor a ligação entre gestos e atitude global do corpo, que a sua condição.

A linguagem corporal tem o papel essencial no processo ensino-aprendizado porque toda em qualquer instrumento que venha somar com método do ensino docente irão de fato oferecer ótimos resultados futuros na educação em geral, e sem dúvidas também facilitara no mundo do trabalho, com o trabalho profissional responsável por esse trabalho tão importante, não só nas séries iniciais, assim como em geral na vida escolar. A Linguagem corporal é uma estratégia que pode ser utilizada para aperfeiçoar a qualidade no processo ensino- aprendizagem; e para que esse recurso seja empregado com êxito é fundamental que seu receptor se envolva e esclareça tal linguagem, pois, a partir do momento que a transmissão de conhecimentos seja efetuada de uma maneira diferente e bem criativa, o interesse será despertado propiciando bons resultados.

Dependendo de cada povo e cultura, o saber, os gestos que a crianças realizam a educação varia diversificadamente dependendo muitos dessas formas. A criança se desenvolve na própria comunidade, ela ver, entende, imita, aprende e se educa. Pease (2005, p. 270) diz que as mais recentes pesquisas nos mostram e nos convence que a linguagem corporal pode aumentar muitas coisas em nossas vidas. Podemos nos sentir mais confiante no trabalho, convincente e persuasivo.

É necessário mudar a função da educação formal, pois assim apenas informa e treina os alunos. Por isso a linguagem corporal é de serventia no ensino, pois fica algo inovador e dinâmico. Para Maia (1999, p. 125) a linguagem é aceita como uma finalidade humana de alcançar os objetivos significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que se dar de acordo com a precisão e experiência da vida em sociedade.

A tarefa do docente no processo de ensinar é essencial para a vida, pois, porque se o mesmo não tiver vontade de mudar não poderá jamais reclamar da educação que seus filhos e netos receberam.

A humanidade vive em um processo constante de amadurecimento, por quanto se faz necessário que o homem esteja sempre em sintonia com essas mudanças, sempre pesquisando, buscando conhecimento. Maia ainda complementa dizendo que os conhecimentos que pode aparecer em primeiro momento como, imediato, tem por trás de si uma historia de lutas classificatórios que devem ser revista no âmbito escolar.

O passo inicial para qualquer profissional que deseja trabalhar com essa modalidade tem que saber o desenvolvimento da linguagem corporal, porem, os conhecimentos sobre o processo pra adquirir essa linguagem precisa de pesquisas que trabalhem essa modalidade, isto é, a linguagem corporal. Para quadros a importância desse estudo se realmente indicarem caminhos para os fatores implicados no processo pra obter essa linguagem, ela pode ser de grande valor para a aquisição da língua portuguesa.

A educação das séries iniciais necessita de um reconhecimento onde a sua importância seja valorizada, pois, sem dúvida a própria é a base sólida que qualquer individuo precisa em sua vida escolar, por este motivo todo e qualquer método utilizado para transmitir esse conhecimento é de grande relevância para o ensino. Carmo Júnior analisa que:

Com a descoberta da linguagem, a criança encontra sua humanidade, autentica física e direta. É o primeiro esplendor da vontade viva e vigorosa, métrica e poética. Nesse sentido, o corpo biologicamente instituído no mundo se oferece a primeira dança da vida. No verdadeiro sentido da representação, todo ser é artista e todo ato faz sentido. Eis uma noção da subjetividade corporal, quando se manifestam nos códigos do gesto humano, o jogo humano da palavra com as coisas (1995, p.19).

A oportunidade de um bom desenvolvimento onde a criança possa criticar contestar transformar só pode ser praticada se desde cedo à criança for estimulada e respeitada em suas experiências de vida. A linguagem presente no gesto, nos movimentos simples ou complexos permite a criança ser e estar no mundo. É um mundo que se movimenta que gesticula que faz com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com