TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal na escola

Seminário: Linguagem Corporal na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Linguagem Corporal na escola

Garcia (2002) afirma que o corpo sempre fala. Segundo ela, essa afirmação pode ser confirmada na observação do que acontece a cada dia nas escolas, nas salas de aula, nos banheiros, nos corredores, nos recreios, pois os movimentos corporais, gestos, caretas, posturas, sempre querem dizer algo, mas, muitas vezes, não são interpretados por desatenção, falta de informação ou medo. Os professores podem descobrir muito sobre seus alunos a partir da

linguagem corporal, haja vista que seus corpos exalam informações a todo o momento. Estejam eles brincando no recreio ou sentados em suas carteiras obedecendo à disciplina exigida em sala de aula, seus corpos falam. Falam da vontade ou não de estarem ali e falam da compreensão das informações prestadas pelo professor por meio dos conteúdos. Vianna e Castilho (2002, p.24) afirmam que, atualmente, a linguagem corporal é um dos principais fatores da comunicação.

TIPOS DE ATIVIDADES PARA EXPLORAR A LINGUAGEM CORPORAL:

MÚSICA E O CORPO - Peça às crianças para realizarem movimentos nos quais possam reconhecer e identificar as partes do corpo em si e nos colegas. Use músicas infantis que falem das partes corporais.

ESTÁTUA - Todos deverão se movimentar ao som da música e quando esta parar deve fazer uma estátua sem se mexer. Após a primeira brincadeira, explicar que podemos nos movimentar em três planos: o alto (de pé) o médio (de joelhos ou agachados) e o baixo (no chão). Propor então, a mesma brincadeira só que agora só “vale” se movimentar e fazer a estátua no plano pedido pelo professor.

01-Circuito com pneus

Este desafio impõe obstáculos, exige força e concentração dos bebês para vencer os circuitos. Uma graça e super simples de fazer. Basta conseguir alguns pneus, pintá-los com cores vibrantes e alegres e fazer a festa!

02 - Faça um túnel de tule

Os bebês gostam e precisam de desafios: no túnel de tecido transparente eles conseguem ver quem está na sala e sentem-se mais confiantes

03 - Um túnel ou passa-passa de papelão

Arranje algumas caixas de papelão e forme um túnel ou passa-passa, rendem movimentos inesperados dos pequenos.

04 - Espelho, espelho meu!

Muita gente reclama por não ter um espelho grande na sala para trabalhar construção da identidade... Quem disse que só espelho grande funciona? Com criatividade, os espelhos menores também ajudam na descoberta do próprio corpo.

1 CONCLUSÃO

Podemos perceber que o trabalho realizado possibilitou a oportunidade de conhecermos mais a respeito de gêneros textuais suas diferentes formas de interpretação, e as diferentes formas de nos comunicarmos.

Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual, a linguagem corporal e uma delas. Com todos os conhecimentos vividos podemos fortalecer o ensino com nossas experiências e contribuir com ensino-aprendizagem ao incluir em nossa metodologia a linguagem corporal não somente o gênero textual, mas também o do narrar. Sendo assim cabe ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com