TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Informal

Monografias: Linguagem Informal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Conhecer estes dois tipos de linguagem é essencial para que possamos ter boa desenvoltura no meio profissional ou acadêmico, saber se expressar é com certeza a chave para o sucesso. Veja abaixo um exemplo e algumas diferenças nítidas entre a linguagem formal e a informal.

•“Caramba! To perdido, não sei como chegar no hotel.” – Este trecho está escrito na linguagem informal, visto que, faz uso de gírias cotidianas como “caramba” e de expressões utilizadas oralmente com bastante frequência como o “to”. “Chegar no hotel” também encontra-se escrito de maneira informal, o trecho é uma transcrição fiel da fala.

•“Estou perdido, não sei como chegar ao hotel.” – Desta vez o mesmo trecho, sem a gíria, está escrito de maneira formal. Observe o uso da palavra “Estou” e não “to”, abreviada e informal, como no trecho anterior e a preposição “ao” em “Não sei como chegar ao hotel” está empregada corretamente em lugar do “no” do trecho anterior.

•“E aí, como é que ce anda?” – Nesta frase há o uso da expressão “ce” que dá ideia de “você” o que caracteriza a linguagem informal.

•“Como é que você está?” – Neste caso já vemos o uso da linguagem formal sem que o “você” seja substituído por uma expressão ou abreviação mais informal.

O português não é uma das línguas mais fáceis, contudo, torna-se prazeroso estudar sobre a nossa língua quando temos peculiaridades tão interessantes quanto a linguagem formal e informal. Aprender nunca é demais e na nossa língua não faltam tópicos a serem estudados e desmistificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com