TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linux

Seminário: Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

Linux

Antes de mais nada, o que é um sistema operacional?

Sistema operacional é um software básico que permite aos programas executarem suas tarefas.

É o sistema operacional que fornece acesso ao hardware do computador (como a placa de som, placa de rede), a internet, aos arquivos que estão no nosso disco rígido, cdrom etc.

O Linux é um sistema operacional clone do Unix criado como uma alternativa barata e funcional para quem não está disposto a pagar o alto preço de um Unix comercial.

O Linux é desenvolvido por Linus Torvalds, com suporte à rede nativo, em formato 32 e 64 bits, baseado no formato UNIX de Sistema Operacional, com código fonte aberto e otimizado para internet, com uso crescente mundialmente, tanto em servidores quanto usuários domésticos (desktops).

Ele é executado em diferentes hardwares, que vai desde processadores de família Intel x86 até RISC, passando por PALM e arquitetura Sparc!

Mas para entendermos melhor a origem do Linux e seus avanços, devemos voltar um pouco na História...

Origem do Unix

UNIX é um sistema operacional portável, multitarefa, multiusuário, disponível para diversas plataformas de hardware originalmente criado por um grupo de programadores da AT&T da Bell Labs, General Electric (GE), que incluem Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroye Peter Weiner.

Foi criado no final da década de 1960 e início da de 1970, em uma época que os computadores eram grandes, caros e de difícil acesso a pessoas comuns.

Na época, vários pesquisadores necessitavam de recursos desses computadores para desenvolverem seus trabalhos, mas os sistemas da época não satisfaziam às necessidades desses profissionais.

Era, então, necessário que se criasse um sistema operacional multitarefa, multiusuário pois permite que seja possível executar várias tarefas ao mesmo tempo como vários usuários.

As raízes do Unix datam dos meados dos anos 60, quando a AT&T, Honeywell, GE e o MIT embarcaram em um massivo projeto para desenvolvimento de um utilitário de informação, chamado Multics (Multiplexed Information and Computing Service), que era um sistema modular em uma bancada de processadores, memórias e equipamentos de comunicação de alta velocidade.

Em 1969, o projeto estava muito atrasado em relação ao seu cronograma e a AT&T resolveu abandonálo, havendo várias razões para a falha do Multics, uma das quais foi ele ser escrito em PL/I, uma linguagem muito pesada, com compilador ineficiente.

Neste mesmo ano, Ken Thompson, um pesquisador da AT&T, que havia trabalhado no projeto, resolveu reescrever o Multics, numa versão bem menos ambiciosa, e seu trabalho obteve muito sucesso e com isso outros colegas como Dennis Ritchie, se juntaram a ele, nascendo assim o Unix.

Como a AT&T não estava no mercado de computadores, o Unix foi largamente usado pela própria AT&T e por várias Universidades que também tinham o direito de modificar o sistema.

Para novas empresas como a SUN, o Unix se mostrou a maneira ideal de fornecer novas máquinas com tecnologia de ponta. Nessa época, o Unix se tornou o produto mais vendido sob diversas marcas com variações e adaptações dos fornecedores.

Isso gerou duas consequências que foram fundamentais para a história do Linux:

1ª Como cada fornecedor fazia suas próprias modificações, acabou havendo uma grande falta de padronização do sistema;

2ª As empresas começaram a comercializar o Unix de tal modo que o preço subiu assustadoramente.

As turbulências do mundo Unix permitiram que, no final dos anos 90, o mercado redescobrisse o Unix através de um de seus “clones”, desenvolvido como reação a política vigente do Unix: o GNU/Linux.

Sistemas operacionais Unixlike (tipo Unix) atuais:

Linux

Família BSD (FreeBSD, OpenBSD, NetBSD)

Solaris, HPUX,

AIX, IRIX

Mac OS X

cb bc

Linux: Software Livre

Uma das características mais conhecidas no Linux é que ele é livre. Entretanto, nesse contexto a palavra tem um significado ambíguo.

Em certo sentido, o Linux é livre pois você pode obtêlo gratuitamente. Mas o mais importante: ele oferece uma liberdade técnica sem precedentes, ou seja, ele é baseado na licença GPL. Portanto, o termo mais correto a se falar quando falamos do sistema operacional Linux é GNU/Linux.

Aquilo a que normalmente nos referimos no singular como o sistema operacional Linux é na realidade uma coleção de ferramentas de software que foram criadas com o propósito expresso de resolver problemas específicos de computação. E aí que entra o projeto GNU...

O projeto GNU

O início da computação fez avanço por motivos simples: compartilhamento gratuito de idéias e código de programação. Grupos de programadores eram patrocinados por fabricantes e se uniram para resolver problemas complexos. Mas isso com o tempo mudou.

O Projeto GNU foi iniciado em 1984, cujo seu grande líder é Richard Stallman, para desenvolver um sistema operacional completo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com