TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura De Cordel

Ensaios: Literatura De Cordel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 8

LITERATURA DE CORDEL

JUSTIFICATIVA:

O Cordel, forma tradicional de nossa literatura popular, é escrito para ser lido e cantado. Feito em versos, com vocabulário acessível e estrutura rítmica cativante, a história corre como uma canção bonita. Sem nos darmos conta, a aventura já terminou.

O gênero “ Literatura de Cordel” expressa em seus versos traços marcantes da diversidade cultural presente na sociedade brasileira: cada região tende a proclamar seu modo de viver , seus costumes, sua crenças em produções características de sua região. A primeira e mais importante constatação a respeito desta poesia, é que ela é uma expressão cultural do povo. Utiliza-se de sua linguagem, sua visão de mundo, seus problemas, suas lendas e seu cotidiano. A falta de sensibilização e de reflexão sobre a diversidade cultural e estética da cultura regional favorece o distanciamento do aluno de suas raízes histórico-geográficas, propiciando um processo de alienação cultural. Entendemos quvalorizada, representando essas características que compõem a identidade de cada região e a espontaneidade da Arte Popular.

A Literatura de Cordel sugere a integração entre a arte e o professor, a escola, o aluno e a cultura popular de diferentes épocas até a contemporaneidade, possibilitando também o contato da linguagem popular com os acontecimentos reais de uma região. Este contato com elementos mais próximos da realidade do aluno e dos professores pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois o vocabulário usado na Literatura de Cordel é ou pode ser mais semelhante à linguagem cotidiana do aluno, tornando a compreensão de textos mais fácil.

OBJETIVOS:

• Conhecer, recriar e expressar-se artisticamente por meio da Literatura de Cordel da região ou da cultura regional do aluno, a fim de se obter um melhor desempenho na produção e compreensão dos textos que circulam na escola.

• Aprender a ler e escrever num país como o Brasil, lidando com os diferentes falares regionais, presentes numa dada sociedade, num dado e, nos meios escolares, a Literatura de Cordel deve s

Conclui-se que a literatura de cordel é de grande valor artístico das tradições literárias regionais contribuindo com o folclore nacional por ser uma literatura aberta ao público, auxiliando o hábito de leitura e empenhando-se contra o analfabetismo.

Assim sendo, e considerado o que foi expresso acima, a literatura de cordel é um assunto interessante e de grande importância para nossa região, pois todo ser humano tem necessidade de conhecer suas origens, o passado, sua história , a cultura e os costumes da sociedade onde vive, de sua região. A literatura de cordel nas escolas não é muito conhecida nem explorada, pois a mesma e vista de forma avessa pelos os alunos, não trazem consigo o sabor de que "Literatura é vida, é arte" devido essa percepção a respeito da falta de divulgação e conhecimento sobre literatura de cordel nas salas de aulas , tornou-se necessário que os alunos conheçam a riqueza que existe nos versos da literatura da cordel para que possam produzi textos, enriquecer como leitor e conhecer uma das mais ricas manifestações da língua.

Um ponto primordial do cordel na escola é a estimulação à leitura, a produção textual,

Na Escola Municipal num Povoado da Cidade de Maruim, localizado a 29 km de Aracaju, foi realizado em 2013 o Projeto "Literatura de Cordel em Sala de Aula" com cerca de 200 estudantes desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A atividade objetivou contribuir no processo de alfabetização e desenvolvimento da leitura sem perder de vista a importância do fortalecimento da identidade Cultural a partir da modalidade literária que mais identifica o povo nordestino que é a Literatura de Cordel. O Projeto dividiu-se nas etapas: Brincar, Conhecer, Rimar e Divulgar, alternando atividades por turma e "Encontros Coletivos". Na primeira etapa da atividade, estudantes puderam participar de atividades lúdicas previamente elaboradas que proporcionaram conhecimento sobre as principais técnicas do Cordel, com a rima, por exemplo. Na segunda, foi possível conhecer a História do Cordel a partir do relato dos próprios "Cordelistas". Durante a terceira fase, estudantes e professores/as produziram versos com os mais diversos temas. A derradeira etapa consistiu em visitar, na capital sergipana, locais onde são expostos os folhetos, onde os poetas se reúnem. Esta fase denominou-se "Divulgar" pelo fato de que a partir de tudo o que foi vivenciado durante o ano letivo, os/as estudantes e professores serão de fato, os divulgadores do que é a Literatura de Cordel Brasileira. É importante ressaltar que a prática pedagógica não consistiu exclusivamente na formação de poetas, algo que evidentemente não seria anulado. O Projeto Literatura de Cordel em Sala de Aula focou, além do que foi mencionado, na possibilidade de despertar o prazer pela leitura em meio a atividades culturais que historicamente acompanharam a literatura de herança Europeia. Cumpre relatar ainda, que o Projeto Literatura de Cordel em sala de aula proporcionou formação continuada aos/às profissionais do magistério sobre formas de trabalhar com o Cordel em sala de aula. Conhecida como a "Cartilha" do povo nordestino, o Cordel historicamente chegou onde não havia professor ou escola. Ocupou os espaços da leitura e da oralidade. Levou à tona, diversos debates, narrou o sertão nordestino e envolveu em seu universo mágico todos os que aprenderam a amar a literatura. Levar esta modalidade literária às salas de

.2 . JUSTIFICATIVA

Sabe-se que o contexto educacional, desde os tempos mais remotos, vem sempre relutando em relação ao ensino-aprendizagem, ou seja constates mudanças em prol da aprendizagem, porém ainda a de melhorar eis o que o aluno de hoje não tem a capacidade de interpretar ou discutir o que esta lendo e de que se trata o texto.

Diante dessa questão e considerando ainda o “contexto educacional”; esse trabalho tem como justificativa reconhecer a diversidade cultural e lingüística do país, conforme avalia Maria José em seu artigo da revista “Nova Escola” sobre o incentivo da literatura de cordel,

“… utilizei a literatura de cordel e textos de Patativa do Assaré para quebrar preconceitos da língua portuguesa., “Mostre a seu alunos que a língua popular muitas vezes e ridicularizada porque o povo é discriminado”, afirma a professora . peça que eles descubram a regra desses versos, que fogem do padrão institucionalizado. Trabalhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com